Um "mar" de camisolas amarelas nos comboios e no metro e a festa entre os adeptos marcaram o caminho até à Arena Corinthians, na periferia de São Paulo, local da inauguração do Mundial2014 de futebol.

"Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor", cantava a torcida, que ostentava rostos pintados, perucas nas cores verde e amarelo e buzinas barulhentas.

Eram também visíveis camisolas de seleções de diversos países do mundo, que se realçavam entre as verde e amarelas do “escrete”, principalmente de equipas latino-americanos, como Colômbia, México, Costa Rica, Bolívia, Argentina e Venezuela, mas também adeptos europeus de países como França e Inglaterra.

A rivalidade entre Brasil e Argentina foi igualmente tema para brincadeiras, com direito a um adepto vestido com uma máscara do ex-futebolista Diego Maradona e com uma camisa do Brasil com a frase: "Soy brasileño, hermano". Adeptos de equipas “rivais” no Brasil, como Corinthians e Palmeiras, e Grêmio e Internacional, também desfilavam lado a lado.

Alguns adeptos da Croácia, seleção que hoje enfrenta o anfitrião Brasil, também festejavam entre os “canarinhos”, sem parecerem assustados com o tamanho da torcida adversária.

"Precisava haver mais brasileiros para me dar medo, uns quatro mil milhões", brincou o croata Justin Icharic, de 45 anos, ao lado da namorada brasileira, Hanna Ferreira, 27 anos.

O casal, que vive em Londres, viajou para o Brasil para assistir ao Mundial.

"O clima está perfeito, sem confusão. É um presente perfeito para o dia dos namorados", afirmou Ferreira, lembrando-se da data comemorada hoje no Brasil.

O dia dos namorados marcou também a festa dos adeptos, nas arquibancadas do Itaquerão, que comportam 60 mil pessoas. Aos moldes do que ocorre na NBA norte-americana, os ecrãs gigantes mostraram casais a trocar beijos e, inclusivamente, um pedido de casamento.

Além do romantismo, o otimismo marcou a chegada dos adeptos ao estádio. O palpite de resultado mais ouvido para o jogo de hoje foi 3-0 para o Brasil, com pelo menos um golo da “estrela” Neymar.