O México manteve-se sexta-feira na corrida ao Mundial de futebol de 2014 e adiou o apuramento das Honduras, ao vencer o Panamá por 2-1, na penúltima ronda da zona da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF).

Na Cidade do México, os locais ainda apanharam uma grande susto, quando, aos 81 minutos, Luis Tejada marcou para os forasteiros, anulando o tento inicial de Oribe Peralta, aos 40, mas, aos 85, Raul Jimenez deu o triunfo aos mexicanos.

Com este resultado, as Honduras, que precisavam do empate, ainda não se podem juntar a Estados Unidos e Costa Rica, mas continuam em terceiro, três pontos à frente do México, que, por seu lado, tem agora mais três do que os panamianos.

A uma ronda do fim, a CONCACAF já tem vencedor, depois de os Estados Unidos terem batido a “lanterna vermelha” Jamaica por 2-0, em Kansas City, com dois golos marcados no último quarto de hora, pelo suplente Graham Zusi, aos 77 minutos, e por Jozy Altidore, aos 80.

O “onze” comandado pelo alemão Jurgen Klinsmann, que já estava apurado, beneficiou ainda do desaire sofrido pela também igualmente qualificada Costa Rica. Soma agora 19 pontos, contra 15 dos costa-riquenhos.

A Costa Rica perdeu por 1-0 nas Honduras, que se podia ter tornado a 15.ª seleção a garantir um lugar no Mundial de futebol de 2014, caso se tivesse registado um empate no México-Panamá.

Um golo de Jerry Bengtson, aos 64 minutos, selou o triunfo dos hondurenhos, que seguem no terceiro lugar, agora com 14 pontos, a um do apuramento direto, sendo que na última ronda jogam na Jamaica, enquanto México joga na Costa Rica.

Na pior das hipóteses, as Honduras ficarão no quarto lugar da CONCACAF e disputarão com a Nova Zelândia, vencedora da Oceânia, um “play-off” intercontinental de acesso à fase final do Mundial do Brasil.

As Honduras contam duas presenças em Mundiais, a primeira em 1982 (18.º lugar) e a segunda na derradeira edição, realizada na África do Sul (30.º).