O México garantiu a passagem aos oitavos-de-final do Mundial2014 ao bater a Croácia por 3-1, em jogo da 3.ª jornada do Grupo B. Rafa Marquez, Guardado e Chicharito Hernandez marcaram para os mexicanos, Perisic reduziu para os croatas. O México sofreu o seu primeiro golo no Mundial.

Num jogo que poderia dar a qualificação para qualquer uma das equipas, entrou melhor a Croácia, formação mais necessitada da vitória já que um empate qualificaria o México. A formação de Modric e Rakitic entrou disposta a resolver cedo o encontro e nos primeiros 15 minutos levou o perigo à baliza de Ochoa.

O México, com o portista Herrera em campo, vai estar perto do golo aos 16 minutos, numa "bomba" de pé esquerdo do médio dos Dragões de fora da área que embateu na barra croata. Três minutos depois, em outro grande momento de Herrera, Peralta vai ficar perto do golo mas falhou a receção do passe do médio do FC Porto.

Do Estádio Nacional de Brasília vinham más notícias, com o Brasil a vencer os Camarões e a passar para a frente do grupo. O intervalo chegou com tudo empatado. Herrera do FC Porto ia enchendo o campo.

No segundo tempo a Croácia intensificou a pressão, empurrando o México para perto da sua área mas sem criar verdadeiras situações de golo. A formação da América Central ia respondendo em contra-ataque. Face a pressão croata, o selecionador mexicano desfez a linha de cinco defesas, adiantando Rafa Marquez para o meio-campo, tentando estancar a pressão dos europeus.

Aos poucos o México foi subindo no terreno e esteve perto do golo aos 65 minutos em duas ocasiões. Primeiro foi Srna a cortar com os braços um remate de Guardado dentro da área. Penálti claro que o árbitro não marcou. Na sequência do canto, Corluka tirou a bola de cima da linha de golo, num canto que foi direto a baliza.

O México que perdeu Vazquez para os oitavos-de-final por amarelo, o segundo no Mundial, chegou ao golo aos 72 minutos, na sequência de um canto. Rafa Marquez saltou mais alto que Corluka e cabeceou para o fundo da baliza, ele que é bem mais baixo que o central croata.

A Croácia, necessitando de vencer para passar, arriscou tudo no ataque, descurou a defesa, deixando muito espaço atrás aproveitado pelo México para chegar ao 2-0 num contra-ataque, três minutos depois do 1-0. Chicharito Hernandez colocou em Peralta que cruzou tenso para a área onde apareceu Guardado a atirar de pé esquerdo para o fundo da baliza.

Os últimos 15 minutos foram de loucos, com o perigo a rondar as duas balizas: a Croácia à procura do golo que os relançasse na partida e o México a tentar ampliar a vantagem para ainda sonhar com o primeiro lugar do grupo. E não fosse Hector Moreno e a Croácia teria marcado aos 78 minutos. Rebic, numa grande arrancada, passou por três contrários e rematou para golo mas o defesa mexicano cortou em cima da linha.

A resposta mexicana foi cruel e surgiu em forma de golo. Na sequência de um canto, Rafa Marquez desviou a bola para Chicharito Hernandez (entrou para o lugar do apagado Giovanni dos Santos) concluir ao segundo poste. Tudo muito fácil numa altura em que os croatas já não davam muita luta.

Este golo deixava o México a um tento de garantir o primeiro lugar do grupo já que no outro jogo o Brasil vencia os Camarões por 3-1 mas o quarto golo brasileiro deitou por terra as aspirações mexicanas. Perto do final a Croácia reduz por Perisic, após passe de calcanhar de Rakitic. Os croatas acabaram com menos um, após expulsão de Rebic que fez uma entrada feia sobre Pena.

Assim nos oitavos-de-final o México vai enfrentar a Holanda, primeira do Grupo B. Já o Brasil medirá forças com o Chile.