A Nigéria e o Irão não foram além de um empate a zero bolas, no jogo que encerrou a 1.ª jornada do Grupo F do Mundial2014. A Argentina lidera com três pontos, mais dois que Irão e Nigéria. Bósnia ainda não pontuou.

Num jogo que punha frente-a-frente as duas equipas teoricamente mais fracas do Grupo F, a Nigéria não confirmou o estatuto de favorita e empatou a zero bolas com o Irão, no primeiro jogo sem golos do Mundial2014. Este foi também o primeiro empate.

O Irão, três vezes campeão asiático e pela quarta vez na fase final de um Mundial, procurava entrar com o pé direito de modo a sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final, algo que não conseguiu nas participações de 1978, 1998 e 2006. A Nigéria, atual campeã africana, também queria vencer para poder disputar com a Bósnia um lugar na próxima fase, se tivermos em conta que a Argentina é favorita a seguir em frente.

A formação africana entrou forte no jogo, empurrando o Irão de Carlos Queiroz para junto da sua grande área. A equipa de Stephen Keshi, antigo central e capitão da Nigéria no Mundial de 1994, tomou conta do encontro e criou algumas situações de golo. A mais flagrante aconteceu aos 30 minutos, um remate de Musa que o guarda-redes Haghighi defendeu com os punhos para canto.

A Nigéria, que tinha perdido Oboabona minutos antes, vai passar por calafrios aos 33 minutos, numa jogada em que o guarda-redes Enyeama evitou o golo iraniano, num remate de Reza.

No segundo tempo a toada do jogo manteve-se, com a Nigéria mais instalada no meio-campo da formação asiática e o Irão a sair e bem para o contra-ataque, tendo conseguido levar o perigo à baliza de Enyeama.

Num jogo nem sempre bem jogado mas com grande entrega de parte a parte, o resultado manteve-se inalterado, apesar de algumas oportunidades de golo. A Nigéria com mais soluções, com jogadores como Moses, Mikel, Musa e Emenike não foi capaz de se superiorizar a uma bem organizada seleção iraniana, sem estrelas mas muito compacta. Stephen Keshi ainda lançou Shola Ameobi do Newcastle e Peter Odemwingie para tentar mudar o rumo do encontro mas sem sucesso.

Dejagah, Teymourian e Nekouman deram muito trabalho aos africanos, tal como Heydari. Destque para Carlos Queiroz que montou uma equipa realista e conseguiu os seus intentos, conquistando um ponto que lhe permite sonha com os oitavos-de-final.

Este acabou por ser o primeiro encontro que terminou sem golos e também o primeiro empate do Mundial2014. Na próxima ronda o Irão defronta a Argentina, que venceu a Bósnia por 2-1. Já os nigerianos medem forças com a formação da Bósnia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.