A publicação de uma caricatura da seleção colombiana de futebol, em que aparecem jogadores a inalar uma substância branca levou hoje o país sul-americano a apresentar um protesto pela terceira vez por motivos semelhantes durante o Mundial2014.

Conotando a Colômbia com a utilização de cocaína, o "cartoon" da autoria de Pad'R, publicado pela Rádio Televisão Belga Francófona (RTBF) e intitulado "Colômbia respira confiança", mostrava três jogadores a inalar as linhas que os árbitros traçam no relvado para delimitar a zona de formação das barreiras.

Apesar de o autor do desenho ter pedido desculpas e ter retirado a imagem da sua página no Facebook, o embaixador colombiano na Bélgica, Rodrigo Rivera, protestou através da sua conta no Twitter.

"Esta caricatura indigna feita por Pad'R foi apresentada na transmissão de televisão da RTBF da Bélgica", assinalou o diplomata.

Desde o início do Mundial2014, é a terceira vez que se produz um incidente deste género. Na televisão australiana, os apresentadores Matt Tilley e Joe Hildebrand disseram que a Colômbia, cuja seleção é apelidada de "cafeteros", é um país mais conhecido pela cocaína do que pelo seu café.

Uns dias depois, outra caricatura, realizada pela apresentadora holandesa Nicolette van Dam, embaixadora da boa vontade da Unicef, provocou a indignação colombiana e levou a "prevaricadora" a abdicar do cargo no organismo internacional humanitário.