Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas. 

Campeonato do Mundo 1990 - Rene Higuita

A seleção dos Camarões foi uma das equipas sensação do Campeonato do Mundo em Itália. Num jogo frente à Colômbia, o excêntrico guarda-redes Rene Higuita acabou por sentenciar a partida com um erro clamoroso. A Colômbia perdia por 1-0 no prolongamento, e o guarda-redes colombiano decidiu subir para ajudar a equipa. Ao receber a bola junto ao circulo central do terreno, Rene Higuita tenta fintar Roger Milla, mas o camaronês não vai na cantiga do “escorpião” e aproveita para correr meio campo sozinho e sentenciar a partida.

Amanhã não perca o erro de outro guarda-redes que deixou Inglaterra à beira de um ataque de nervos.