Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas. 

Campeonato do Mundo 1994 - Roberto Baggio

O caso de Roberto Baggio no Mundial dos EUA é digno de uma tragédia latina. O número 10 italiano foi decisivo no regresso da Itália a uma final do Campeonato do Mundo, e acabou por ser decisivo também para a decisão final que culminaria no título do Brasil. Após o tempo regulamentar, Brasil e Itália empatavam a 0-0. No prolongamento, o nulo persistiu e o jogo teve de ser decidido na marcação das grande penalidades. Chamado à conversão, Baggio atirou por cima da baliza de Taffarel e acabou por oferecer involuntariamente o Tetra ao Brasil numa imagem que acabou por ficar icónica do Mundial 1994.

Amanhã não perca a história do erro de um dos guarda-redes mais icónicos em Campeonatos do Mundo.