Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas.

Campeonato do Mundo 1986 - Ali Bin Nasser

E se há um campeonato do Mundo onde um erro de arbitragem foi elevado ao estatuto de ação divina, o México 1986 viu uma “mão de Deus” puxar literalmente a Inglaterra para fora das meias-finais. O culpado? Ali Bin Nasser, árbitro tunisino que apitou o lendário Argentina – Inglaterra dos quartos-de-final. Já tanto se falou do lance que não haverá de certo mais adjetivos para descrever o caricato golo de Maradona em que o génio argentino bate Peter Shilton com a mão. O número 10 argentino acabaria por redimir-se nesse jogo, com a jogada genial onde finta metade da equipa inglesa, mas o erro do árbitro acabaria por marcar para sempre as histórias dos mundiais.

Não perca amanhã mais um erro célebre nas histórias dos Mundiais e que acabou por afastar não uma equipa, mas um árbiro da final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.