O selecionador de futebol da Suíça, o alemão Ottmar Hitzfeld, anunciou hoje que se retirará após o Mundial2014 do Brasil, para o qual qualificou diretamente a seleção helvética.
O antigo treinador de Borussia Dortmund e Bayern Munique, na seleção suíça desde julho de 2008, decidiu não renovar contrato, explicando que fará 65 anos em janeiro e que será o momento de parar, depois de 30 anos como treinador.
«É a decisão mais difícil da minha carreira», sublinhou Ottmar Hitzfeld, em conferência de imprensa.
O presidente da Federação suíça, Peter Gilliéron, realçou que foi com Ottmar Hitzfeld que a Suíça obteve «pela primeira vez a qualificação para um Mundial antes da última jornada” e de «entrar como cabeça de série no sorteio».
A Suíça, que terminou o grupo E de qualificação em primeiro, com mais sete pontos do que a Islândia, entra no sorteio para o Mundial do Brasil como sétima classificada no “ranking” da FIFA.
O percurso da seleção no apuramento não teve derrotas (sete vitórias e quatro empates) e em agosto num particular impôs a última derrota ao Brasil (1-0).
No campeonato do Mundo de 2010, a seleção helvética não conseguiu ultrapassar a fase de grupos, apesar de ter vencido a Espanha, e no Euro2012 falhou a qualificação, o que motivou então algumas críticas ao técnico.