O Panamá assumiu terça-feira o comando da zona CONCACAF de apuramento para o Mundial de futebol de 2014, ao vencer em casa as Honduras (2-0), numa terceira jornada em que os Estados Unidos empataram a zero no México.

Luis Tejada, aos dois minutos, e Blas Perez, aos 74, apontaram os tentos do “onze” de Julio Cesar Dely Valdés, agora com cinco pontos, mais um do que a Costa Rica, que trepou do sexto e último posto para o segundo, ao ganhar em casa à Jamaica por 2-0, com golos de Michael Umaña (22 minutos) e Diego Calvo (82).

Ainda com quatro pontos, seguem os Estados Unidos, no terceiro lugar, o último de acesso direto ao Mundial do Brasil2014, e as Honduras, no quarto, que valem um lugar num “play-off” com o vencedor da Oceânia, a Nova Zelândia.

No jogo grande da ronda, no Estádio Azteca, na Cidade do México, os anfitriões passaram quase todo o encontro nas imediações da área do guarda-redes Brad Guzan, mas não conseguiram marcar qualquer golo, somando o terceiro empate no agrupamento.

Alguma falta de pontaria e de felicidade explicam o “nulo”, bem como o coeso e disciplinado esquema defensivo montado pelo alemão Jürgen Klinsmann, selecionador dos Estados Unidos.

Desta forma, os mexicanos caíram para o quinto lugar, com três pontos, mais um do que a Jamaica, agora sexta e última.
A qualificação na América do Norte, Central e Caraíbas prossegue em junho.