O antigo futebolista brasileiro Pelé considera que o Mundial2014 vai ser uma grande oportunidade para o Brasil se mostrar ao Mundo, mostrando-se confiante de que a seleção “canarinha” vai conseguir suportar a pressão de ser anfitriã.
“Esta é uma grande oportunidade. Vai ser fantástico para o Brasil. Penso que, depois da experiência da Taça das Confederações, o governo está melhor organizado para o Mundial. Por isso, espero que possamos ter um excelente Mundial. Merecemos”, disse Pelé, em entrevista à agência France Presse.
O antigo futebolista, um dos melhores da história, disse que “é importante que as manifestações não estraguem tudo”, depois de a Taça das Confederações ter sido marcada por fortes protestos nas ruas contra os gastos na prova, no Mundial2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, que vão ser disputados no Rio de Janeiro.
Em termos desportivos, Pelé espera que o Brasil não volte a sofrer uma desilusão, como em 1950, na última vez que o país recebeu um Mundial, tendo o “escrete” perdido, em pleno Maracanã, o jogo decisivo, frente ao Uruguai.
“No Brasil temos uma má experiência, a de 1950, quando jogámos o Mundial no Brasil e perdemos com o Uruguai. Agora as pessoas têm medo que a mesma coisa aconteça. Mas penso que vai ser diferente”, disse.
Pelé disse acreditar que a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari vai aguentar a pressão, assim como o jovem Neymar, de 22 anos, a grande “estrela” da seleção brasileira.
“Este é o primeiro Mundial de Neymar e ninguém sabe exatamente o que vai acontecer. É uma grande responsabilidade para ele”, referiu Pelé, que, contudo, considera que “o problema da pressão não é apenas de Neymar, é de toda a equipa”, porque “todo o país quer que eles ganhem”.
Pelé diz que o Brasil, a Espanha e a Alemanha são os grandes favoritos, colocando o Chile como potencial surpresa do Mundial2014, que se disputa de 12 de junho a 13 de julho.