Ao cabo dos primeiros 45 minutos, Portugal vence os EUA por 1-0, graças a um golo de Nani aos cinco minutos.

Nos primeiros minutos, a seleção provou a sua vontade de dar a volta aos acontecimentos, depois da goleada sofrida com a Alemanha. À vontade dos jogadores juntou-se a sorte. Num cruzamento de Miguel Veloso, Cameron falhou o corte e a bola sobrou caprichosamente para Nani que não vacila perante o guarda-redes Tim Howard.

Com tamanho arranque, esperava-se que Portugal assumisse de vez o controlo do jogo, mas a verdade é que coube aos EUA aparecer mais em evidência. Bradley, Johnson e Dempsey puseram várias vezes a defesa portuguesa à prova, e só por manifesta falta de pontaria não surgiu o empate no encontro.

A fragilidade física da seleção portuguesa foi colocada a nu perante o intenso calor de Manaus. Hélder Postiga saiu lesionado e André Almeida terminou a primeira parte com queixas.

Nos minutos finais, Nani voltou a ter uma oportunidade soberana para bisar no encontro, mas Tim Howard desviou a bola e esta embateu no poste. Na recarga, Éder voltou a deparar-se com uma magnífica defesa do gigante americano.

Portugal vai vencendo os EUA por 1-0, em jogo do grupo G.