A seleção portuguesa de futebol ficou esta sexta-feira a um triunfo dos “play-offs” de apuramento para o Mundial de 2014, face ao desaire sofrido pela Bulgária na Arménia, em encontro do Grupo B.

Aras Özbiliz, aos 45+1 minutos, e Yura Movsisyan, aos 87, apontaram os tentos dos locais, enquanto Ivelin Popov marcou, aos 61, o único golo dos búlgaros, que acabaram com nove, face às expulsões de Nikolay Bodurov (44) e Svetoslav Dyakov (63).

Com este resultado, e nas contas dos segundos colocados (resultados com o primeiro, o terceiro, o quarto e o quinto), a Bulgária já só pode chegar aos 12 pontos, tal como a Dinamarca, que hoje ascenderá ao segundo posto do grupo de vencer a Itália.

Por seu lado, Portugal tem garantidos 11 pontos nas contas dos segundos (seguem para os “play-offs” os oito melhores, dos nove grupos), pelo que se vencer hoje na receção a Israel passa a somar 14, não podendo ser ultrapassado pelo segundo do Grupo B.

Um triunfo face aos israelitas garante os “play-offs” e mantém Portugal na corrida ao primeiro lugar do Grupo F e ao consequente apuramento direto para o Mundial do Brasil2014, o que está dependente de um “tropeção” da Rússia.

A formação russa, que conta apenas mais um ponto do que Portugal (18 contra 17), joga hoje no Luxemburgo e na terça-feira no Azerbaijão, face a duas seleções já afastadas da fase final.