A seleção portuguesa de futebol está obrigada a vencer o Gana, na quinta-feira, para ter hipóteses de se qualificar para os oitavos de final do Mundial2014, mas já não depende apenas de si próprio.

Caso supere os africanos, que também ainda estão na corrida ao apuramento, Portugal terminará o Grupo G com quatro pontos, os mesmos que contam já a Alemanha e os Estados Unidos, que se defrontam na terceira ronda.

Um empate entre alemães e norte-americanos afasta, desde logo, o conjunto luso, uma vez que as duas equipas somariam cinco pontos, marca inalcançável pelo conjunto comandado por Paulo Bento.

Se, no Recife, vencerem os alemães, Portugal tem que recuperar, no conjunto dos dois jogos, um total de cinco golos, pois, presentemente, tem um saldo de quatro negativos (2-6), contra um positivo dos norte-americanos (4-3).

Caso sejam os Estados Unidos a vencer, o que lhes valeriam a vitória no agrupamento, então Portugal teria de recuperar ainda mais, já que os germânicos têm seis tentos marcados e dois sofridos, para um total de quatro positivos.

O melhor cenário para a formação das “quinas” é, assim, a vitória da Alemanha, que, se for por apenas um golo, obrigará Portugal a vencer o Gana por, pelo menos, quatro golos de diferença. Neste cenário, decidiriam os golos marcados.

Nas duas primeiras jornadas, Portugal foi goleado por 4-0 com a Alemanha e empatou a dois com os Estados Unidos, no domingo, salvando-se de uma inédita eliminação ao segundo jogo, em fases finais, aos 90+5 minutos, com um tento de Silvestre Varela, assistido por Cristiano Ronaldo.

Por seu lado, o Gana perdeu por 2-1 com os Estados Unidos e empatou a dois com a Alemanha.

O embate entre Portugal e o Gana está marcado para quinta-feira, em Brasília, às 17h00 de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.