Em 15 jogos disputados entre Portugal e Suécia, a equipa das quinas foi derrotada por seis vezes, tendo ainda empatado outras seis e vencido apenas três vezes. Estas duas seleções defrontaram-se seis vezes em qualificações para campeonatos do mundo (1982, 1986 e 2010) e quatro vezes para as qualificações dos Europeus de 1968 e 1988. As outras cinco partidas foram amigáveis.

Nos mais recentes confrontos entre estas duas seleções, a contar para o grupo de apuramento para o Mundial 2010 na África do Sul, resultaram dois empates a zero. Contudo, a equipa de Carlos Queiroz seguiu viagem para o continente africano e a formação de Zlatan Ibrahimovic ficou-se por terras suecas ao obter um terceiro lugar. Recorde-se que, nesse ano, Portugal ficou em segundo lugar no grupo, atrás da Dinamarca, mas classificou-se após vencer a Bósnia no play-off.

A última vez que Portugal venceu a seleção sueca remonta ao ano de 2002, quando então o técnico Agostinho Oliveira viu Rui Costa, Romeu Almeida e Sérgio Conceição marcarem os três golos da vitória lusa (2-3) em Gotemburgo, em jogo de preparação. Mas o Mundial de 2002, no Japão e Coreia do Sul, foi desastroso para Portugal, enquanto a Suécia chegou aos oitavos de final desse campeonato do mundo.

A última vez que a Suécia triunfou sobre os portugueses foi a 14 de novembro de 1984, quando se disputava um lugar para o Mundial do México em 1986 na fase de grupos. A Suécia venceu por 1-3 em Lisboa, no Estádio José de Alvalade. No final das contas do grupo, Portugal garantiu uma vaga no Mundial ao ficar em segundo lugar, atrás da República Federal Alemã.

Alguns anos antes, em 1980 e 1981, Portugal e Suécia também estiveram envolvidos em mais uma fase de grupos, desta vez a contar para o Mundial de 1982 em Espanha. Os suecos acabaram por vencer os dois confrontos, em Estocolmo (3-0) e em Lisboa (1-2). Contas feitas no final do grupo, Suécia e Portugal acabaram por ficar fora da Mundial e seria a Escócia a classificar-se.

Também na qualificação para o Euro de 1988, que se disputaria na Itália, as duas equipas mediram forças em mais uma fase de grupos. No primeiro encontro, Portugal venceu por 0-1 na Suécia e depois os suecos vieram à capital portuguesa empatar a um golo. Resultado final, nenhuma das seleções foi a terras italianas.

De realçar ainda que a maior derrota portuguesa foi em 1955, quando a equipa das quinas perdeu por 2-6 no Estádio Nacional, em Lisboa, num encontro de preparação.

Quanto a golos no confronto entre os dois países, o saldo é positivo para os suecos, com 24 golos marcados, contra os 14 dos lusos.

A seleção portuguesa defronta a Suécia esta sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19h45 e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a equipa escandinava quatro dias mais tarde, a 19, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

A fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 vai realizar-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.