A seleção portuguesa de futebol dá hoje o pontapé de saída rumo ao Campeonato do Mundo de 2014, ao estrear-se no grupo F europeu de qualificação no Luxemburgo, com Cristiano Ronaldo praticamente certo no "onze" inicial.

As declarações feitas pelo avançado em Madrid, antes de se juntar ao estágio, manifestando-se triste por motivos que são do conhecimento do campeão espanhol, relegaram para segundo plano a preparação para o encontro de hoje, no estádio Josy Barthel, com início às 20h45 horas (19h45 em Lisboa).

Na quinta-feira, na conferência de antevisão do encontro, o selecionador Paulo Bento voltou a centrar as atenções no confronto com a seleção luxemburguesa, equiparando-o ao de uma fase final e anunciando um "onze" muito próximo do que alinhou no Euro2012, no qual Portugal chegou às meias-finais.

Paulo Bento revelou que Ronaldo e Pepe, que falharam os treinos dos dois primeiros dias de estágio, por estarem a recuperar de lesões, serão titulares se não sofrerem nenhuma recidiva, frente a uma equipa que Portugal venceu 10 vezes em 12 confrontos, tendo somado ainda um empate e uma derrota, precisamente, na estreia de Eusébio, há 50 anos.

Depois do jogo no Luxemburgo, que será arbitrado pelo estónio Kristo Thover e deverá contar com muitos emigrantes portugueses nas bancadas, a equipa lusa recebe o Azerbaijão quatro dias mais tarde, na terça-feira, em Braga, no segundo confronto do grupo F, que integra também as seleções de Israel, Irlanda do Norte e Rússia.