O jogo de estreia de Portugal no Mundial de futebol de 2014 terá um significado especial, por disputar-se em Salvador, na Baía, estado do nordeste brasileiro onde se iniciou a colonização portuguesa, há mais de 500 anos.
Em Salvador, capital de um estado com uma comunidade de cerca de 5.000 portugueses, Portugal defronta a Alemanha a 16 de junho, na primeira jornada do Grupo G, no qual vai encontrar também os Estados Unidos e o Gana.
Se o local exato da chegada dos navegantes portugueses ao Brasil é hoje a cidade de Porto Seguro, Salvador, por sua vez, foi a região escolhida pelos portugueses para ser a primeira capital do país, cuja fundação oficial data de março de 1549.
Foi também em Salvador aonde chegaram as primeiras cabeças de gado e os primeiros escravos africanos, tornando a cidade um forte polo de cultura africana, ainda hoje muito presente na culinária, música e religião brasileiras.
A região mais antiga da cidade, conhecida como Pelourinho, mantém preservada a arquitetura colonial portuguesa e foi reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela Unesco.
A segunda partida, contra os Estados Unidos, a 22 de junho, acontece em Manaus, capital do Amazonas, bem ao norte do país e no coração da Floresta Amazónica, e sem registo oficial de portugueses ali residentes.
Durante o período colonial, a região manteve-se fora do interesse comercial português por quase dois séculos, e somente em 1690 foi fundado um pequeno posto onde hoje se localiza a cidade de Manaus.
Na altura, a intenção era "marcar território", após a tentativa francesa de ocupar o Maranhão, também no norte brasileiro.
A cidade de Manaus foi formada a partir do contacto entre os índios nativos e as missões de jesuítas portugueses, ao longo, sobretudo, do século XVII, com destaque para a atuação de Padre António Vieira, que chegou ao Brasil em 1653.
A cidade desenvolveu-se de forma acelerada nas primeiras décadas do século XX durante o dinamismo da indústria automobilística em função da exportação da borracha.
Na terceira e última partida da primeira fase, o local continua coincidentemente a seguir a cronologia histórica e os jogadores portugueses enfrentarão o Gana, a 26 de junho, na atual capital brasileira, a jovem Brasília.
Cidade planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, fundada em 1960 e símbolo de um Brasil já moderno, distante das influências dos ex-colonizadores, Brasília é atualmente a casa de cerca de 2.000 emigrantes lusos.