A seleção portuguesa de futebol teve hoje um sorteio muito favorável em São Petersburgo, ao ‘fugir’ a França e Itália na qualificação para o Mundial2018 e calhar com Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra, no Grupo B.

Em termos teóricos, Portugal tem garantido, à partida, o segundo posto, e vai lutar com Suíça, um conjunto em ascensão, que ‘caiu’ perante a Argentina nos ‘oitavos’ do Mundial de 2014, pelo apuramento direto.

O conjunto luso tem, ainda assim, um balanço negativo face aos helvéticos, com seis vitórias, cinco empates e nove derrotas (25-30 em golos), a última por 2-0, em Basileia, a 15 de junho de 2018, no fecho da fase de grupos do Euro2008, já com Portugal qualificado para os ‘quartos’.

A Hungria, as Ilhas Faroé, a Letónia e Andorra são seleções muito acessíveis, frente às quais o conjunto comandado por Fernando Santos vai ter de ‘esforçar-se’ para perder pontos.

Ao contrário da formação das ‘quinas’, as também cabeças de série Holanda e Espanha foram as infortunadas, com a formação ‘laranja’ a apanhar França, Suécia e Bulgária, no Grupo A, e os espanhóis a Itália, no Grupo G.

A Alemanha, com República Checa, Irlanda do Norte e Noruega, no Grupo C, a Inglaterra, com Eslováquia, Escócia e Eslovénia, no Grupo F, e a Bélgica, com Bósnia-Herzegovina e Grécia, no Grupo H, não deverão ter problemas em assegurar o apuramento direto.

O Grupo D, com País de Gales, Áustria, Sérvia e República da Irlanda, o Grupo E, com Roménia, Dinamarca, Polónia e Montenegro, e o Grupo I, com Croácia, Islândia, Ucrânia, Turquia e Finlândia são os mais equilibrados.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se diretamente para a fase final, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho de 2018, enquanto os oito melhores segundos disputam um ‘play-off’, que apura mais quatro.

As jornadas de qualificação realizam—se de 04 a 06 de setembro, 06 a 08 e 09 a 11 de outubro e 11 a 13 de novembro, em 2016, e 24 a 26 de março, 09 a 11 de junho, 31 de agosto a 02 de setembro, 03 a 05 de setembro e 05 a 07 e 08 a 10 de outubro, em 2017.

O ‘play-off’ está agendado para novembro de 2017, com a primeira mão de 09 a 11 e a segunda de 12 a 14.

Além de 14 representantes da Europa (a anfitriã Rússia e mais 13), o Mundial de 2018 contará com cinco equipas de África, quatro ou cinco da Ásia, quatro ou cinco da América do Sul, três ou quatro da CONCACAF e nenhuma ou uma da Oceânia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.