Rui Pedro Moura da Paz, um gestor português de 39 anos, vai estar no Brasil para apoiar Portugal na primeira fase do Mundial de futebol de 2014 e aproveitar as férias, após um "jogo de nervos" que passou para organizar a viagem.

O adepto contou à Lusa que começou a programar a viagem após o sorteio dos grupos, mas já tinha em mente viajar para o Brasil desde que Portugal se qualificou, em partida contra a Suécia. "Já tinha seguido a seleção no Europeu de 2012 e foi uma boa experiência".

A sua expetativa é assisitr a um bom desempenho de Portugal, que defronta Alemanha, Gana e Estados Unidos no Grupo B, mas também viver dias de férias no Brasil.

"É a possibilidade de aproveitar o Carnaval da Baía e as praias de Salvador, a zona da Amazónia, na estadia em Manaus, e a arquitectura de Brasília. E, sempre, a muita alegria dos adeptos de futebol de todo o mundo", afirmou.

O roteiro, com partida em Lisboa, leva-o a Salvador, cidade em que Portugal disputa o seu primeiro encontro, a 16 de junho, contra a Alemanha. Na cidade baiana, Moura da Paz encontrará quatro amigos: um que vive lá e três que também partirão de Portugal.

A paragem seguinte será Manaus, onde a seleção defronta os Estados Unidos, no dia 22. O gestor, que fará a ligação em avião, planeia ter sua estadia na casa de outro amigo português, que mora na cidade.

Por último, o adepto voltará a Salvador em avião e partirá para Brasília de automóvel, propondo-se fazer mais de 1.500 quilómetros, para acompanhar a última partida de Portugal na primeira fase, contra o Gana, no dia 26.

Sobre as dificuldades para preparar a viagem, o adepto realçou o "jogo de nervos" por que passou para conseguir apanhar um bom preço para as passagens aéreas. A ansiedade, no entanto, começou antes, enquanto aguardou a confirmação da compra dos bilhestes para os jogos.

A viagem de Moura da Paz vai custar 1.500 euros, incluindo voos e estadias. Para baixar os custos, o gestor afirmou que conseguiu aproveitar uma promoção

para voar para o Brasil e que ficará em casa de amigos para economizar com hotéis.