Arthur Antunes Coimbra, Zico para todos os brasileiros, afirma em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung que a principal razão pela qual o Brasil não tem estado a um nível superior deve-se à pressão imposta pelos brasileiros. Para o antigo internacional canarinho, a equipa de Scolari não consegue jogar e perdeu a iniciativa.

“A seleção [brasileira] já não toma a iniciativa como antes. Hoje, o Brasil espera pelos adversários. Agora não corre nenhum risco. A responsabilidade de ganhar a Copa cria a pressão que faz com que o Brasil se chegue para trás. O meio-campo não tem qualidade”, analisa Zico.

Sobre Neymar, Zico afirma que é um jogador fantástico mas que Scolari deveria substitui-lo quando não joga bem. O brasileiro, de 61 anos, deu a entender que Neymar possui um lugar reservado e que isso não beneficia o escrete. Zico até deu o exemplo da Holanda.

“A Holanda tira o Van Persie e o suplente marca um golo. Conseguem ver o Felipão a substituir Neymar por estar a ter um mau jogo frente ao Chile, como deveria ter sido normal? Não. Esse conceito não existe no Brasil”, apontou o jogador que garante que Scolari seria apelidado de louco por retirar o camisola 10 do Brasil.

Zico não é nenhum estranho no que toca a Campeonatos do Mundo. O “Pelé Branco", como era conhecido, representou a canarinha nos Mundiais de 1978 (Argentina), 1982 (Espanha) e 1986 (México). Em 2014, o brasileiro prevê uma final entre Brasil e Argentina.