A cidade do Rio de Janeiro recebeu uma injeção de 4,4 mil milhões de reais (1,46 mil milhões de euros) durante o Mundial, superando em muito a expectativa inicial de mil milhões de reais (330 milhões de euros).

Entre os dias 12 de junho e 13 julho, quando se realizou o grande torneio em 12 cidades brasileiras, somente o Rio de Janeiro recebeu 886 mil turistas, dos quais pouco mais de metade - 471 mil - eram estrangeiros.

Os adeptos latino-americanos representaram 37,5 por cento do total de estrangeiros, com destaque para os argentinos (77 mil), seguidos de chilenos (45 mil) e colombianos (31 mil).

Os quase 900 mil turistas que passaram pelo Rio de Janeiro gastaram uma média de 639 reais (212 euros), tendo permanecido, também em média, nove dias na cidade.

A taxa de ocupação dos hotéis situou-se nos 93,8 por cento durante todo o mês que durou o evento, tendo atingido o pico de 99,75 por cento no fim de semana da grande final, disputada entre Alemanha e Argentina no último domingo.

Do total de visitantes, 98,3 por cento afirmou que recomendaria o Rio de Janeiro para amigos e familiares, segundo uma sondagem de satisfação realizada durante o evento pela empresa GMR - Inteligência de Mercado.

Os dados foram avançados hoje pelo secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Melo.

Em todo o país, o número de estrangeiros recebido foi de 846.699, originários de 202 países, além de 3 milhões de turistas brasileiros.