O antigo futebolista Romário, agora deputado federal do Rio de Janeiro, confirmou hoje ter convidado o Papa Francisco para participar num congresso da Comissão Especial do Proforte, que irá analisar as dívidas dos clubes de futebol brasileiros.

«Muitos pensaram que era ironia, mas eu acho que o Papa Francisco também pode participar nesta Comissão, visto que ele é sócio da equipa do San Lorenzo [líder do torneio de abertura do campeonato argentino]», atestou Romário no seu blogue.

O convite de Romário ao Papa aconteceu no seguimento das ações de outros deputados que haviam solicitado a presença do antigo presidente Lula da Silva e do antigo candidato à presidência José Serra numa sessão do Proforte, um projeto que prevê a troca de dívidas dos clubes por serviços sociais, como bolsas de estudo e formação de atletas olímpicos.

«Eu inicialmente era contra esta ideia, mas depois de ouvir o raciocínio do deputado Otávio Leite pensei em fazer as coisas de forma diferente e com base nessa premissa incluir outros nomes», disse o campeão mundial pelo Brasil em 1994, nos Estados Unidos.

Além do Papa Francisco, Romário também convidou Eduardo Campos, governador de Pernambuco e um possível candidato à presidência do Brasil

«Campos, que participou na Comissão Parlamentar de Inquérito da Nike sobre patrocínios desportivos, é um desportista nato» afirmou o "baixinho", que lembrou que a comissão irá formalizar os convites nos próximos dias.