Cristiano Ronaldo vai bater no Brasil os recordes de utilização de jogadores portugueses em Mundiais de futebol, mas a marca de golos de Eusébio parece, para já, inacessível.

À entrada para o Mundial2014, o “capitão” da seleção lusa é já o segundo jogador luso com mais jogos em campeonatos do Mundo, com os mesmos 10 de Luís Figo e Ricardo Carvalho e apenas a um do líder Simão.

Apenas um jogo completo no Brasil bastará para o jogador do Real Madrid ser também o português com mais minutos em Mundiais, pois se juntar 90 aos atuais 844 ultrapassará os 930 de Ricardo Carvalho.

Aos 29 anos, Cristiano Ronaldo, que é o melhor marcador da história da seleção portuguesa, com 49 golos, e o segundo mais internacional de sempre, com 110, está um pouco mais longe do recorde de golos de Eusébio, autor de nove em 1966.

Com um golo apontado em 2006, na Alemanha, e outro na África do Sul, em 2010, Ronaldo está longe da marca que “Pantera Negra”, falecido a 05 de janeiro, conseguiu em Inglaterra, numa edição em que foi coroado o melhor marcador.

À frente de Ronaldo, e além de Eusébio, estão ainda Pauleta, com quatro golos, e os “magriços” José Augusto e José Torres, ambos com três. Maniche, Simão e Tiago contabilizam dois, sendo que nenhum destes jogadores está nos 23 eleitos de Paulo Bento.

O “capitão” da seleção portuguesa faz parte de um grupo de 15 futebolistas que estiveram em duas fases mundiais e vai agora no Brasil participar no terceiro torneio, tal como o defesa Ricardo Costa, jogador do Valência.

Os guarda-redes Eduardo e Beto, os defesas Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão, os médios Raul Meireles e Miguel Veloso e os avançados Hélder Postiga e Hugo Almeida vão estar, por seu lado, na segunda fase final de um Mundial.

Titular em toda a campanha de apuramento, Rui Patrício deverá ser o oitavo guarda-redes a representar Portugal em fases finais de Mundiais, deixando no banco Eduardo, que defendeu a baliza nos quatro jogos em 2010, sofrendo apenas um golo.