A poucos dias do arranque do Mundial, persistem as dúvidas quanto ao estado físico da estrela da seleção nacional. Cristiano Ronaldo continua a recuperar de uma lesão e não se sabe se irá defrontar a Alemanha no dia 16.

Numa altura em que a preponderância de Ronaldo na seleção está na ordem do dia, fomos saber a opinião de um especialista em liderança. Rui Lança é coach na área de liderança de equipas e conta já com vários livros publicados.

Como não podia deixar de ser, o coach defende a importância do capitão para a equipa lusa. “Se ele não jogar contra a Alemanha, vai ser muito complicado para a equipa ter um bom desempenho”, diz Lança. “Não sei se, do ponto de vista subconsciente, não se vão resguardar para os outros dois jogos.”

Segundo o coach, não há nenhum jogador com a capacidade de liderança de Cristiano Ronaldo. “Claramente que não há. Há alguns que assumem a tomada de decisão individual, como Nani, mas do ponto de vista coletivo não há ninguém.”

Rui Lança, autor de livros como “Coach to Coach” e “Como formar equipas de elevado desempenho” diz que Paulo Bento é um líder “relacional”, pois aposta frequentemente num núcleo duro de atletas, mesmo havendo outros jogadores com melhores qualidades técnicas.

“O Paulo Bento faz algo que muita gente critica, mas penso que, analisando os prós e os contras, é o apropriado”, defende Lança. “Ele criou um grupo à volta dele que se identifica com a maneira dele de trabalhar, e por isso ele é um pouco coach, no sentido de tentar criar acima de tudo um bem-estar à volta do grupo”.

Convidado a escolher o líder ideal de todo o Campeonato do Mundo, Rui Lança olha para as seleções sul-americanas. “Estou muito convencido que essa pessoa vai aparecer na seleção brasileira”, reitera Lança. “Conhecendo e analisando o trabalho de Scolari, acredito que há muito tempo esteja a ser preparado um líder na seleção brasileira. Não vai ser o Neymar nem um extremo, mas talvez ali entre a defesa e o meio-campo.”

O novo livro do autor vai para as bancas na próxima semana. O lançamento de “Reservado” acontece no próximo dia 10 de junho, às 16 horas, na Feira do Livro de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.