O relvado do estádio do FC Berlim, da II liga alemã, transformou-se por estes dias numa sala gigante ao ar livre onde, com um ecrã de quase 18 metros, no qual os adeptos podem ver os jogos do Mundial2014 de futebol.

A sala gigante, “construída” com sofás dos mais variados estilos, foi inaugurada com o jogo de abertura entre o Brasil e a Croácia (3-1) – ao qual assistiram cerca de 12.000 pessoas - e ficará aberta até 13 de junho, dia em que joga a final.

Hoje, o relvado do estádio Alte Försterei deverá registar “casa cheia” para o Portugal-Alemanha, o jogo inaugural do grupo G, que se disputa às 17:00 (hora de Lisboa) no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador.

Cerca de 750 Sofás, poltronas e cadeiras, levados pelos adeptos, povoam o relvado, também decorado com mesas e pequenas luminárias que tornam o espaço mais acolhedor.

Os adereços alusivos à “Mannschaft” - que depois de Portugal defronta o Gana (21 de junho) e os Estados Unidos (26) - são da responsabilidade dos espetadores.

As transmissões têm sido um sucesso e há até quem arrisque ver o jogo no sofá de roupão para se sentir “mesmo em casa”.

No entanto, a ideia não tem agradado a todos, com a ala mais radical de adeptos do FC Berlim a considerem-na disparatada.

No domingo, um grupo de cerca de 30 adeptos mascarados roubou três sofás e atirou-os ao rio.

A organização acabou por compensar os proprietários dos sofás furtados, oferecendo-lhes uns novos, que poderão levar para casa depois do Mundial.