Angola irá defrontar a África do Sul, na segunda fase do apuramento africano ao Mundial2018. Os jogos desta fase terão lugar em novembro de 2015, os da primeira fase serão disputados em outubro de 2015.

Os Palancas Negras acabaram por não ter sorte no sorteio já que calharam com uma seleção muito forte. O facto de Angola não estar bem posicionado no ranking FIFA fez com que tivesse de jogar contra um adversário muito cotado.

Em relação as outras seleções dos PALOP, a sorte também não quis nada com Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. Já Cabo Verde teve um sorteio favorável

Em jogos da segunda fase, Cabo Verde joga com Maurícias ou Quénia, Moçambique mede forças com o Gabão e Guiné Equatorial terá de afastar a Tunísia se quiser entrar na fase de grupos.

Ainda na primeira-fase, a Guiné-Bissau joga contra a Libéria e, se passar, terá de eliminar a forte seleção da Costa do Marfim para entrar na fase de grupos. Já S. Tomé e Príncipe defronta a Etiópia e, caso passe, irá jogar contra o Congo antes para tentar entrar na derradeira fase.

Jogos da primeira fase

Somália - Níger
Sudão do Sul - Mauritânia
Gâmbia - Namíbia
S. Tomé e Príncipe - Etiópia
Chade - Serra Leoa
Comores - Lesotho
Djibuti - Suazilândia
Eritreia - Botswana
Seicheles - Burundi
Libéria - Guiné Bissau
Rep. Centro Africana - Madagáscar
Maurícias - Quénia
Tanzânia - Malawi

Jogos da segunda fase

Moçambique - Gabão
Maurícias ou Quénia - Cabo Verde
Angola - África do Sul
Libéria ou Guiné Bissau - Costa do Marfim
Marrocos - Guiné Equatorial
Somália ou Níger - Camarões
Sudão do Sul ou Mauritânia - Tunísia
Gâmbia ou Namíbia - Guiné Conacri
S. Tomé e Príncipe ou Etiópia - Congo
Chade ou Serra Leoa - Egito
Comores ou Lesotho - Gana
Djibuti ou Suazilândia - Nigéria
Eritreia ou Botswana - Mali
Seicheles ou Burundi - RD Congo
Rep. Centro Africana ou Madagáscar - Senegal
Tanzânia ou Malawi - Argélia
Sudão - Zâmbia
Líbia - Ruanda
Togo - Uganda
Benin - Burquina Faso

Regras da qualificação africana

Com o Zimbabué fora da corrida ao Mundial 2018 (foi excluído pelo Comité Disciplinar da FIFA), 53 dos 54 países africanos irão lutar pelas cinco vagas a que o continente tem direito. Numa primeira ronda, as 26 seleções com pior ranking em julho irão defrontar-se, numa eliminatória a duas mãos, sendo que serão distribuídos em dois potes, tendo em conta a sua posição no ranking FIFA: os 13 piores classificados defrontam os 13 melhores colocados, com os jogos a decorrer entre 5 e 13 de outubro.

Os 13 vencedores dos jogos dessa primeira ronda irão defrontar as 13 seleções com melhor ranking africano, numa eliminatória a duas mãos. As restantes seleções que não entraram na primeira ronda mas que tem pior ranking que os 13 primeiros, defrontam-se entre si, numa eliminatória a duas mãos. Quem vencer irá para a fase de grupos também.

Nessa última fase, as equipas serão distribuídas em cinco grupos de quatro, com os vencedores de cada grupo a apurem-se para o Mundial de 2018. Nesta fase de grupos as equipas defrontam-se entre si, com jogos fora em casa, num total de seis jogos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.