Portugal procura esta terça-feira carimbar o passaporte definitivo para o Mundial 2014 no Brasil, e terá pela frente a Suécia, uma seleção que por várias vezes se cruzou com os portugueses em fases de apuramento para competições internacionais.

Depois do triunfo no Estádio da Luz por 1-0, a seleção portuguesa joga hoje o jogo da segunda mão do play-off de acesso em Estocolmo, na Suécia, e parte em vantagem para o terreno do adversário.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o antigo internacional português Jaime Magalhães recorda um jogo célebre de Portugal com a Suécia em 1987, na altura a contar para o apuramento do Euro 88. Os portugueses venceram por 1-0 frente a uma equipa que contava com jogadores como Thomas Ravelli, Mats Tuve Magnusson ou Glenn Strömberg.

«É sempre difícil jogar no terreno do adversário. É sempre um jogo complicado. Os suecos são jogadores que têm um porte atlético muito bom e que nos dificultou bastante a nossa tarefa, mas no computo geral acabámos por vencer com toda a justiça», começa por recordar o antigo médio do FC Porto.

Questionado sobre a importância do resultado da primeira mão no Estádio da Luz, Jaime Magalhães considera que Portugal pode vir a aproveitar-se da necessidade da Suécia em marcar golos em Estocolmo.

«Sim, não haja dúvida. Uma vitória é sempre uma vitória. De qualquer forma, é claro que eles vieram defender para o empate 0-0 e certamente que lá vai ser totalmente diferente o jogo que eles vão fazer. Certamente que vão abrir mais a defesa e por aí certamente que Portugal poderá beneficiar desse aspecto deles atacarem mais ainda», frisou o antigo internacional português.

Em relação ao frio que se faz sentir por esta altura na Suécia, Jaime Magalhães considera que não vai ser um factor de vantagem dos nórdicos.

«Certamente que os jogadores já estão adaptados. Pela Europa fora o tempo está muito frio e os jogadores já estão precavidos para essa situação também», afirma o ex-médio frisando ainda a importância de Portugal marcar um golo cedo.

«Isso seria ótimo, Portugal entrar a marcar certamente que seria mais fácil para depois no resto de tempo de jogo Portugal gerir o resultado».

Apesar do optimismo, Jaime Magalhães alerta para a evolução do futebol sueco, nomeadamente para o aspecto técnico com jogadores como Zlatan Ibrahimovic

«Eles já aprenderam connosco, também o chamado o tique-taque, que eles tentam jogar melhor e certamente na Europa vê-se grandes jogos e a Suécia tem tido grandes seleções e esta seleção é uma grande seleção que irá dificultar as tarefas a Portugal. Não quero imaginar Portugal fora do Mundial. Não podemos imaginar isso, certamente que será muito difícil essa situação mas espero que Portugal se qualifique para o Mundial», sentenciou Jaime Magalhães.