O jogo particular de futebol entre a Ucrânia e os Estados Unidos vai mesmo realizar-se na cidade cipriota de Larnaca, depois de ter sido deslocalizado para aquela ilha mediterrânica e anulado no espaço de poucas horas.
A partida deveria disputar-se inicialmente em Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, mas a instabilidade que se vive naquele país do leste europeu levou a Federação norte-americana de futebol a pedir a sua deslocalização, "por razões de segurança".
A 25 de fevereiro, foi tomada a decisão de deslocalizar o encontro de preparação dos Estados Unidos (adversário de Portugal) para o Mundial2014 para a ilha de Chipre, como já tinha acontecido com a partida entre os ucranianos do Dínamo de Kiev e os espanhóis do Valência, da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
Na segunda-feira, o presidente da Federação ucraniana de futebol, Anatoliy Konkov, recuou, porém, na decisão de disputar a partida em Chipre e o encontro ficou anulado.
"Se não temos a possibilidade de jogar em casa, porquê deslocarmo-nos a Chipre neste momento agitado do nosso país. Nós jogamos para o nosso povo e no nosso país. A nossa equipa não vai deslocar-se a Chipre, vai ficar em casa", assegurou Konkov.
No entanto, ao final da tarde de hoje a seleção ucraniana já treinava perto do seu hotel em Chipre para a partida com os norte-americanos, que será a última de preparação da seleção dos Estados Unidos para o Mundial do Brasil, no qual será adversária de Portugal.
"Chegámos à conclusão de que devemos jogar este encontro particular com a equipa nacional americana, porque ela representa um país que se levanta para defender os interesses nacionais e a integralidade do território ucraniano", declarou Anatoliy Konkov, após uma reunião com o selecionador Mykhailo Fomenko e com o ministro da Juventude e do Desporto do seu país, Dmytro Bulatov.
O particular Ucrãnia-Estados Unidos vai assim realizar-se quarta-feira em Larnaca, na costa sudeste da ilha de Chipre.