O Uruguai foi esta terça-feira goleado pela Bolívia, por 4-1, depois de há quatro dias ter sofrido pesada derrota (3-0) na Argentina, e arrisca perder o quarto lugar na fase de qualificação sul-americana para o Mundial2014 de futebol.

O veterano avançado boliviano, Carlos Saucedo, foi a figura do jogo ao assinar um “hat-trick”, perante um Uruguai irreconhecível, a despeito das “estrelas” Diego Fórlan, Luís Suárez e Edinson Cavani.

Saucedo abriu o marcador logo aos seis minutos, Mojica fez o segundo, aos 27 minutos, resultado que seria ampliado na segunda parte com mais dois golos do mesmo Saucedo, aos 51 e aos 55 minutos. O Uruguai reduziu aos 81 minutos, pelo avançado do Liverpool Luís Suárez.

A seleção uruguaia, quarta classificada no Mundial2010, está a atravessar uma fase negativa, e mesmo a elevada altitude de La Paz não justifica a fraca exibição “celeste”.

O benfiquista Maxi Pereira e os ex-portistas Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez foram titulares. O lateral “encarnado” acabou por ser sacrificado logo aos 36 minutos, tendo sido substituído pelo avançado do Nápoles Edinson Cavani.

Com mais esta derrota, o Uruguai é quarto classificado, com 12 pontos em nove jogos, podendo ser ultrapassado pelo Chile, que é quinto classificado com os mesmos 12 pontos e recebe a Argentina, e pela Venezuela, que é sexto classificada com 11 pontos e que defronta o Equador em Caracas.

Além do Venezuela-Equador e do Chile-Argentina que se disputam hoje, há ainda um terceiro jogo que opõe as seleções do Paraguai ao Peru, em casa do primeiro.

O grupo de qualificação sul-americana para o Mundial2014 é comandado pela Argentina, com 17 pontos, seguido da Colômbia e do Equador, ambos com 16. O Brasil, como país anfitrião e organizador, está automaticamente qualificado.