O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, revelou esta sexta-feira estar «preocupado» com a evolução das obras no estádio da cidade de Manaus, uma das 12 que receberá o Mundial de futebol em 2014, no Brasil.

«Estamos um pouco preocupados com Manaus, o prazo esperado dificilmente será cumprido», disse Valcke aos jornalistas, em São Paulo.

O secretário-geral confirmou que todos os 12 estádios têm de cumprir uma série de critérios rigorosos até ao «prazo limite», que ficou estabelecido para o dia do sorteio final da fase de grupos do Mundial, a realizar em dezembro de 2013).

«Não há plano B para os projetos que ainda possam estar atrasados. Tirar um estádio [da lista de recintos] ainda é possível», referiu.

Valcke entende que é preferível um aviso com um ano de antecedência, para evitar problemas no futuro, sem esquecer que tudo terá de estar pronto até 20 de janeiro de 2014.

«Ter um estádio pronto apenas seis semanas antes [do começo do Mundial], em abril de 2014, não é possível», destacou o representante do organismo que tutela o futebol mundial.

As preocupações da FIFA não se ficam por Manaus, porque o emblemático Maracana, no Rio de Janeiro, está a passar também por uma grande remodelação, que deixam dúvidas acerca do cumprimento dos prazos estabelecidos.

Quando vistoriou o estado das obras do local da final do Campeonato do Mundo, Valcke mostrou-se surpreendido com o atraso das mesmas, mas disse que a FIFA confia nos «peritos» que informaram que «tudo estará pronto» para o jogo particular entre Brasil em Inglaterra, a disputar em 02 de junho de 2013.

O Brasil, que conquistou os títulos em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, vai organizar, em 2014, a 20.ª edição do Campeonato do Mundo.