A cerimónia de abertura do Mundial2014 de futebol homenageou, com mais de 600 bailarinos, três "tesouros brasileiros", e contou com os aplausos do público, que se levantou com a apresentação da música oficial: "We are one".

A apresentação mostrou a diversidade do país anfitrião, com três atos que representaram a natureza, as pessoas e o futebol no Brasil.

Ao todo, 600 bailarinos, capoeiristas e ginastas fizeram parte da coreografia comandada pela belga Daphné Cornez, fantasiados de flores, árvores, com roupas típicas de diferentes regiões do Brasil e bolas de futebol.

Instrumentos musicais típicos do samba e de outros ritmos do país foram representados com estátuas gigantes, como o afoxé, a cuica e o berimbau.

A cultura afro-brasileira também esteve presente, com os jogos de capoeira e uma homenagem ao quilombo dos Palmares, uma revolta contra a escravidão, no século 18.

Uma esfera no centro do campo mostrava imagens relativas a cada ato e dela emergiram os cantores Claudia Leite, Jennifer López e Pitbull, cantando a música oficial da competição "We are one", que foi acompanhada pelos batuques do grupo Olodum.

Os aplausos foram uma constante durante a cerimónia inaugural, mas aumentaram e levantaram o público das suas cadeiras com a apresentação da música do Mundial2014.

O locutor fez uma homenagem aos operários que construíram os 12 estádios do Mundial, incluindo as famílias dos que morreram em acidentes durante as obras.

A presença de ex-jogadores brasileiros, como Cafú, e de atletas não selecionados para o Mundial2014, como Kaká, foi mostrada pelos ecrãs gigantes.

Antes, a FIFA anunciou que a presidente Dilma Rousseff não faria um discurso de abertura antes do primeira partida do evento, evitando repetir as vaias que sofreu na Taça das Confederações.

Hoje, numa das arquibancadas do estádio, o público entoou canções com insultos a Rousseff, mas o ato não foi seguido pelos demais presentes.