Está renhida a qualificação africana para o Mundial2018. Quando faltam disputar duas jornadas, ainda nenhuma seleção garantiu um lugar na Rússia, mas alguns dos favoritos já estão fora.

A grande surpresa, pela positiva, é a seleção de Cabo Verde que reentrou na luta pelo apuramento, depois de duas derrotas nas duas primeiras rondas. Os ´Tubarões Azuis` foram até Durbhan bater a África do Sul por 2-1, o mesmo resultado verificado no primeiro jogo entre estas duas formações na Praia. Garry Rodrigues, extremo do Galatasaray, fez os dois tentos, ambos em remates de fora da área. Jali reduziu, mas foi insuficiente para evitar a derrota e deixar a África do Sul em ´maus lençóis`.

A seleção orientada por Lúcio Antunes aproveitou novo empate entre o Burquina Faso de Paulo Duarte e o Senegal, agora a duas bolas, para igualar os burquinabes na liderança do Grupo B, com seis pontos. Nas derradeiras jornadas, Cabo Verde recebe o Senegal na Praia e termina a qualificação no Burquina Faso. Já o Burquina de Paulo Duarte defronta a África do Sul fora de casa no próximo jogo. Cabo Verde é a única seleção dos PALOP envolvido neste apuramento.

A grande surpresa, para já, vai para as eliminações da Argélia e dos Camarões. Estas duas formações do Grupo B (o mais forte dos cinco) já não podem chegar ao primeiro lugar, o único que dá acesso ao Mundial2018. Nesta quarta jornada, a Argélia voltou a desiludir e perdeu em casa com Zâmbia por 1-0. Com Brahimi a titular e Slimani no banco (entrou aos 73 minutos), os argelinos viram Mahrez falhar um penálti aos 16 minutos. O único golo do encontro foi apontado por Patson Daka.

A Argélia (só um ponto) e os Camarões (três empates) são as únicas seleções sem vencer neste grupo. Os Camarões, também já eliminados, empataram em casa com a Nigéria a uma bola (Aboubakar marcou o tento dos Camarões) e somam agora três pontos, longe dos sete da Zâmbia, seleção que ainda luta com a Nígéria (10 pontos) pelo primeiro lugar. Nas derradeiras jornadas a Nigéria recebe a Zâmbia e pode carimbar o passaporte para a Rússia2018 em caso de vitória. Se não vencer, tem ainda mais uma oportunidade, em novembro, na Argélia.

No Grupo B a Tunísia também está bem posicionada para conseguir o apuramento. Os magrebinos somam 10 pontos, mais três que a RD Congo. Guiné Conacri e Líbia têm três pontos cada e já estão fora da corrida. Nesta ronda a Tunísia venceu a República Democrática do Congo por 2-1, a Líbia bateu a Guiné Conacri por 1-0. Na próxima jornada a RD Congo joga for com a Líbia, a Tunísia também joga fora com a Guiné Conacri.

No Grupo C, tal como no B, está tudo em aberto e todas as quatro seleções têm hipóteses de acabar no primeiro lugar. A Costa do Marfim lidera com sete pontos, mais um que Marrocos, mais dois que o Gabão e mais cinco que o Mali. Nesta 4.ª jornada a Costa do Marfim perdeu em casa com o Gabão por 2-1 (Doumbia foi titular), depois de os ter derrotado na ronda anterior por 3-0. Mali e Marrocos empataram a zero bolas. Nos jogos que faltam, a Costa do Marfim joga fora com o Mali e termina a qualificação em casa com Marrocos. Já Marrocos enfrenta o Gabão na próxima ronda.

Apenas o primeiro colocado dos cinco grupos segue para a fase final do Mundial2018.