Resumo do jogo

Portugal venceu ontem em Andorra, por 2-0, com golos de Cristiano Ronaldo e André Silva, em jogo da nona jornada do Grupo B de qualificação europeia para o Mundial2018 de futebol, e vai decidir a qualificação frente à Suíça.

Ronaldo, que começou o jogo no banco e alinhou na segunda parte, inaugurou o marcador e igualou o polaco Robert Lewandowski na lista de melhores marcadores da qualificação, aos 63 minutos, e André Silva, aos 86, selou o resultado que manteve a seleção campeã europeia na luta pelo apuramento direto.

A figura do encontro

Fernando Santos explica porque deixou Ronaldo no banco
Fernando Santos explica porque deixou Ronaldo no banco
Ver artigo

Cristiano Ronaldo não brilhou, tal como o resto da seleção nacional, mas por vezes isso não é o que interessa. A entrada do capitão logo no início do segundo tempo refletiu-se na confiança dos colegas. Até porque a defesa de Andorra, que até ao primeiro golo esteve bem coordenada, sentiu-se na ‘obrigação’ de direcionar as suas energias para o avançado do Real Madrid, levando à abertura do jogo por parte dos lusos.

O que se passou nos outros jogos do Grupo B?

Dois tentos de Steven Zuber, aos 43 e 49, resolveram o encontro a favor dos suíços, que ‘levantarem o pé’ durante quase toda a segunda parte, em que marcaram mais uma vez, mas em que acabaram por permitir à Hungria marcar por duas vezes.

Todos os resultados de hoje da qualificação europeia para o Mundial2018
Todos os resultados de hoje da qualificação europeia para o Mundial2018
Ver artigo

Num encontro meramente para estabelecer as últimas posições do Grupo B, as seleções das Ilhas Faroé e da Letónia empataram 0-0. As Ilhas Faroé seguem na quarta posição, com nove pontos, enquanto a Letónia é quinta, com quatro.

As contas para a última jornada

Nélson Semedo: "A corrente está sempre ligada"
Nélson Semedo: "A corrente está sempre ligada"
Ver artigo

Portugal soma 24 pontos, menos três do que a Suíça, adversária de terça-feira, que hoje goleou a Hungria, por 5-2, com golos de Xhaka, aos 18, Frei, aos 20, e Zuber, aos 43 e 49, e Lichtsteiner, aos 83. Guzmics e Ugrai, aos 59 e 89, respetivamente, reduziram para os húngaros.

O jogo entre Portugal e a Suíça está agendado para esta terça-feira no Estádio da Luz.

Curiosidades

Fernando Santos bateu um recorde que tinha sido conquistado por ele mesmo. É que Portugal nunca tinha estado tanto tempo seguido a ganhar em jogos de apuramento. A última sequência vitoriosa tinha sido durante a qualificação para o Euro2016.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.