A Dinamarca não foi além de um empate a zero bolas na receção a República da Irlanda, em jogo dos play-off europeus de acesso ao Mundial2018.

Em Copenhaga, no Telia Parken, os da casa tiveram as melhores oportunidades. Cornelius (11 minutos) e Pione Sisto (32), jogador do Celta de Vigo, falharam oportunidades de golo no primeiro tempo. No segundo, aos 90 minutos Yussuf Poulsen, do RB Salzburgo viu o guarda-redes Darren Randolph negar-lhe o golo com uma grande defesa, após desvio de cabeça.

A estatística deixou a Dinamarca com 68 por cento de posse de bola e nove remates, cinco à baliza dos irlandeses, sobretudo devido a uma primeira parte mais conseguida, mas, ainda assim, ineficaz.

Nos dinamarqueses, o técnico Aage Hareide contou com o guarda-redes Kasper Schmeichel (Leicester) e o avançado Christian Eriksen (Tottenham), e ainda fez entrar, na segunda parte, Nicklas Bendtner, na tentativa de chegar ao golo.

A República da Irlanda jogou quase sempre na expectativa do jogo, optando por sair em contra-ataque, conseguindo a sua melhor oportunidade antes do intervalo, com Schmeichel a negar o golo a Cyrus Christie, aos 43 minutos.

A República da Irlanda procura voltar 16 anos depois a um Mundial, naquela que seria a sua quarta presença, após ter estado no Itália1990, EUA1994 e Coreia do Sul/Japão2002, enquanto que a Dinamarca tenta a quinta participação e quarta nas últimas seis edições.

Os irlandeses vão tentar em Dublin, no dia 14, próxima terça-feira, no Aviva Stadium, o primeiro apuramento para uma fase final de um Mundial de futebol desde 2002.

Nos outros jogos da primeira-mão dos play-off europeus, a  Croácia goleou a Grécia por 4-1 em casa, a Irlanda do Norte perdeu em casa com a Suíça por 1-0, o mesmo resultado do Suécia-Itália mas a favor dos nórdicos.

* Artigo atualizado