O primeiro-ministro usou hoje o humor e estendeu as potencialidades de cooperação entre Portugal e Marrocos ao próprio futebol, dizendo que as duas seleções podem eliminar os seus adversários no Campeonato do Mundo da Rússia.

António Costa falava no fecho da sessão de abertura de uma conferência empresarial Marrocos-Portugal em Rabat e esta referência em tom diplomático ao Campeonato do Mundo de Futebol da Rússia, entre junho e julho de 2018, motivou palmas entre a assistência marroquina.

Portugal e Marrocos estão no mesmo grupo de qualificação e para ambas seguirem para os oitavos de final da competição têm de eliminar a Espanha e o Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz.

O jogo entre Portugal e Marrocos, que terá lugar no dia 20 de junho, em Moscovo, tem sido tema constante das conversas informais à margem da 13ª Cimeira Luso-Marroquina, que termina hoje em Rabat.

O primeiro-ministro português não fugiu a este tema perante cerca de duas centenas de empresários portugueses e marroquinos e manifestou-se otimista num percurso vitorioso das seleções de Portugal e de Marrocos "até à final" do Campeonato do Mundo de Futebol no dia 15 de julho.

"Penso mesmo que Portugal e Marrocos têm até uma excelente oportunidade para cooperar no futebol, trabalhando para eliminar os outros competidores no Campeonato do Mundo de Futebol e continuarem rumo à final de 15 de julho", disse.

Já antes o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques, tinha feito uma referência ao Campeonato do Mundo de Futebol.

"Estou certo que a solidez das relações económicas entre Portugal e Marrocos vai resistir ao dia 20 de junho" de 2018, declarou, numa alusão ao jogo entre as duas seleções.