Após decisão do COI em suspender a Rússia dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, devido ao programa institucionalizado de doping no país, a FIFA garantiu esta terça-feira que o caso não vai afetar o Mundial de futebol em 2018.

Com o objetivo de preservar a possibilidade de os atletas russos limpos participarem da competição em Pyeongchang-2018, o COI sugere que os desportistas viagem à Coreia do Sul sob bandeira olímpica, desde que cumpram determinadas condições.

A entidade também anunciou o afastamento do vice-primeiro-ministro russo Vitali Mutko, encarregue dos desportos no país e ministro dos Desportos da Rússia durante os Jogos de Sochi. Mutko é o homem forte do Mundial 2018.

Em comunicado, a FIFA diz ter assimilado a decisão do COI, "que não vai ter impacto na preparação do Mundial 2018, que continua a trabalhar para oferecer o melhor evento possível".

A suspensão da Rússia nasce do relatório McLaren, solicitado pela Agência Mundial Antidoping (AMA) e que também tinha o futebol na mira.

Mutko aparece claramente em 11 casos de doping escondidos pelas autoridades russas entre 2012 e 2015, todos afetando jogadores de futebol.

Os jogadores beneficiavam da atenção particular de Mutko, que preside também a Federação Russa de Futebol e o Comité de Organização do Mundial2018.

"Como já foi dito em relação a medidas de antidoping, a FIFA assume as suas responsabilidades de maneira séria e investiga as alegações realizadas no relatório McLaren", acrescentou a maior entidade do futebol, precisando que trabalha em colaboração com a AMA e que está "em contato com o professor McLaren".

"É do interesse da FIFA que os procedimentos sejam finalizados o mais rapidamente possível. As investigações aprofundadas precisam de tempo, o que demonstra a investigação do COI, que começou a oferecer resultados recentemente", destacou a FIFA.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.