Construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, o Estádio Olímpico de Fisht é uma das estrelas entre os 12 recintos do Mundial. Com capacidade para 47.659 espectadores e um investimento superior a 600 milhões de euros, o recinto acabou por ficar sem propósito após os Jogos, uma vez que não é casa de qualquer clube - serve apenas de centro de treinos para a seleção russa.

Este foi um dos quatro complexos usados na Taça das Confederações de 2017, tendo sofrido uma remodelação, com a abertura da cobertura total do complexo e o aumento da capacidade em 6.000 lugares. Está construído de forma a ter vista para as montanhas Krasnaya Polyana e para o Mar Negro.

É o segundo estádio a receber uns Jogos Olímpicos e um Mundial de futebol. O primeiro foi o Estádio Olímpico de Turim, em Itália.

Na fase de grupos o Estádio de Fisht recebeu, além do Portugal-Espanha, o Bélgica-Panamá, o Alemanha-Suécia e o Austrália-Peru. Irá receber ainda um jogo dos quartos-de-final, entre o vencedor do Espanha-Rússia e Croácia-Dinamarca.

Como forma de reconhecimento pelo projeto, o Banco Central russo emitiu uma nota comemorativa de 100 rublos em fundo azul, com um dos lados a exibir o estádio e uma fénix.

Dados gerais:

Cidade: Sochi

Inauguração: 2013

Capacidade: 47.659 espectadores

Distância para o aeroporto: 10 quilómetros

Distância para o centro da cidade: 35 quilómetros

Transportes públicos: autocarro e comboio

Clube: —

Jogos

Fase de grupos:

15/06, Portugal-Espanha (Grupo B)

18/06, Bélgica-Panamá (Grupo G)

23/06, Alemanha-Suécia (Grupo F)

26/06, Austrália-Peru (Grupo C)

Oitavos de final:

30/06, Uruguai (1.º Grupo A) – Portugal (2.º Grupo B)

Quartos de final:

07/07, Vencedor jogo 51 (Espanha vs Rússia) – Vencedor jogo 52 (Croácia vs Dinamarca)

*Publicado originalmente no dia 15 de junho.