Braga festejou hoje com uma vigorosa salva de palmas o empate a três golos com a Espanha, na estreia de Portugal no Mundial de futebol de 2018, mas sobretudo os três golos do capitão Cristiano Ronaldo.

O livre direto cobrado aos 87 minutos pelo jogador dos espanhóis do Real Madrid, num momento em que o desânimo era generalizado, levantou em êxtase as muitas dezenas de pessoas que se juntaram num dos principais cafés da cidade minhota.

No dia em que ficou a saber-se que Cristiano Ronaldo aceitou pagar 18,8 milhões de euros ao fisco espanhol para pôr fim ao processo movido contra si por fuga aos impostos, acordo que ainda terá de ser ratificado, o internacional português, melhor jogador do mundo por cinco vezes, voltou a ser a figura da seleção ao fazer um ‘hat-trick’.

"Espanha foi mais equipa, mas o talento de Portugal veio ao de cima", resumiu Alexandre Fernandes.

Cláudia Gonçalves, natural de Barcelos, mas a viver e a trabalhar em Braga, até tem antepassados no país vizinho, mas torce "obviamente" por Portugal.

"A minha bisavó era espanhola e veio para o Alentejo no início do século passado", conta à agência Lusa.

Com cinco televisões para cerca de 200 pessoas, o Chave D'Ouro estava a abarrotar e António Veloso, o dono, não tinha mãos a medir com os muitos pedidos de cerveja, pregos e hambúrgueres.

Um grupo de amigos fazia apostas ao intervalo, mas só Pedro Alpoim acertou, um 3-3 audaz, mas certeiro, que lhe valeu mais uma cerveja.

"Já podia acabar o jogo, ficava todo satisfeito", dizia Pedro no final da primeira parte, com Portugal a ganhar por 2-1.

No início da segunda parte, contudo, Espanha deu a volta ao marcador em apenas três minutos e instalou-se a frustração e sobraram críticas, sobretudo, para a defesa portuguesa.

A três minutos dos 90, Cristiano Ronaldo sofreu uma falta perto da área e o resto já se sabe: alegria, sorrisos, abraços, gritos e uma admiração que não para de crescer por Cristiano Ronaldo. A televisão segue o craque português e as palmas ecoam com evidente convicção, a exibição não foi a melhor, mas CR7 resolve.