Os guineenses e portugueses que assistiram em Bissau ao jogo da seleção portuguesa contra o Irão manifestaram hoje satisfação pela qualificação de Portugal para os oitavos de final do Mundial2018 de futebol.

"Gostámos muito. Portugal está de parabéns. Tem de chegar à final e trazer a taça para Lisboa", afirmou um jovem guineense, que assistiu ao jogo na delegação da RTP em Bissau, onde o jogo foi transmitido.

Um outro guineense disse estar satisfeito com a "maneira como Portugal jogou".

"Hoje fizeram uma coisa formidável. Gostei do Cristiano Ronaldo. O penálti que perdeu foi porque o guarda-redes viu bem a bola. O importante é que temos cincos pontos", disse, visivelmente animado.

A delegação da RTP em Bissau transmitiu o jogo nas suas instalações e vários portugueses e guineenses estiveram reunidos no local, entre os quais o embaixador de Portugal em Bissau, António Alves de Carvalho.

"Não foi o que esperava na segunda parte. É evidente que Cristiano Ronaldo é um grande jogador, mas os grandes jogadores falham. Cristiano Ronaldo falhou um penálti, penso que teria feito toda a diferença", disse o diplomata.

Para o embaixador, o importante é que Portugal passou a fase de grupos e vai continuar no mundial.

"Temos de nos preparar para o futuro", acrescentou.

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Mundial de 2018, marcando encontro com o Uruguai, ao empatar 1-1 com o Irão, na terceira jornada do grupo B, em Saransk.

Nos oitavos de final, Portugal, que foi segundo do grupo, atrás da Espanha, que empatou 2-2 com Marrocos, e Uruguai defrontam-se no sábado, pelas 21:00 locais (19:00 em Lisboa), no Estádio Fisht, em Sochi.