Em Wembley, a Polónia de Paulo Sousa apresentou-se ‘órfã' de Lewandowski, o Bola de Ouro, mas vendeu cara a derrota aos ingleses, que ainda assim chegaram aos nove pontos.

Harry Kane, que marcou o 10.º penálti pela seleção inglesa aos 19 minutos, o máximo de qualquer inglês, adiantou a equipa de Gareth Southgate, com o 16.º golo nos últimos 12 jogos de qualificação.

No segundo tempo, um erro de John Stones permitiu a Moder igualar, aos 58, a passe de Milik, mas Harry Maguire, a passe do ‘redimido' colega na defesa, acabou por confirmar o 2-1.

Nos três primeiros jogos com a seleção da Polónia, Paulo Sousa venceu um, empatou outro e perdeu o terceiro, seguindo no quarto posto da ‘poule', atrás da líder Inglaterra mas também da Hungria, em posição de ‘play-off', após golear em Andorra (4-1), e da Albânia, vencedora em São Marino (2-0).

A campeã mundial em título, a França, encabeça a ‘poule' D após hoje triunfar na Bósnia e Herzegovina, com um golo solitário de Antoine Griezmann, o 35.º pela seleção, tornando-o no quarto melhor marcador gaulês de sempre.

O jogo foi de recordes também para o veterano Hugo Lloris, do Tottenham de José Mourinho, uma vez que igualou o número de internacionalizações de Thierry Henry, com 123, o segundo melhor registo, abaixo apenas de Lilian Thuram (142).

Os franceses lideram com sete pontos, mais quatro que a Ucrânia, que hoje somou o terceiro empate em outros tantos jogos com o Cazaquistão (1-1).

O grupo C tem como líder a Itália, que somou a terceira vitória, em três possíveis, e ainda não sofreu golos, ao bater por 2-0 a Lituânia, com tentos de Sensi, que entrou ao intervalo e faturou aos 47, e de Immobile, de penálti aos 90+4.

Com a Suíça de folga, Irlanda do Norte e Bulgária empataram sem golos, somando os primeiros pontos na qualificação.

O sportinguista Pedro Porro não saiu do banco na vitória da Espanha na receção ao Kosovo, com dois golos em três minutos, de Dani Olmo (34) e Ferrán Torres (36) a darem uma vantagem confortável na primeira parte.

Os kosovares reduziram aos 70, num erro do guarda-redes Unai Simon, mas Moreno fechou as contas da partida cinco minutos depois.

Os espanhóis subiram ao primeiro posto do grupo B, com sete pontos, mais um do que a Suécia, que tem um jogo a menos. A Grécia tem dois pontos após empatar a uma bola com a Geórgia, que tem um, e o Kosovo ainda não pontuou.

O grupo F ficou ‘destinado' a goleadas, com a Dinamarca a mostrar domínio: tem 14 golos marcados e nenhum sofrido, e hoje impôs-se por quatro tentos sem resposta em Viena, na primeira derrota da Áustria.

Com cinco pontos no segundo lugar está a Escócia, que venceu em casa as Ilhas Faroé (4-0), enquanto Israel foi à Moldávia igualar os austríacos com quatro pontos, após vencer por 4-1.

A qualificação para o Mundial2022 regressa em setembro, já depois do Euro2020. Portugal lidera o grupo A, com sete pontos, os mesmos da Sérvia.