Declarações de Rúben Neves, médio da seleção de Portugal, na antevisão do jogo amigável com o Qatar.

Portugal campeão do Mundo de futsal é um prenúncio para o Mundial'2022? "É interessante, mas não acredito nessas coincidências. Acredito no trabalho e em todos os jogadores e equipa técnica que vão estar presentes no Mundial. Acredito que quem estiver, vai dar o máximo para vencer a competição."

Portugal campeão do Mundo no futsal: "Sofri muito, como todos os portugueses. É o expoente máximo do que é futsal e segui atento a competição. Fiquei feliz por todo o grupo."

Madjer campeão do Mundo na despedida, Ricardinho também… Poderá ser assim com Ronaldo? "É mais uma coincidência… nem sei se será o último Mundial do Cristiano [risos]. Não acredito nisso. Acredito, sim, que o Cristiano irá estar no nível máximo para ajudar a Seleção a conquistar o título."

Acolhimento a Matheus Nunes: "Foi como com todos os jogadores que vêm cá pela primeira vez. Tentamos que se sintam em casa desde o primeiro momento. Temos um grupo extremamente forte a esse nível, com pessoas muito boas. É muito fácil chegar a este espaço e adaptar-se rapidamente."

Mais uma chamada: "A alegria por vir à seleção é coisa que nem se questiona. Temos excelentes jogadores que podem vir a ser chamados. Queremos dar o nosso máximo sempre que cá estamos. A motivação é sempre máxima para representar o meu país. Temos um leque grande que pode ser convocado", disse depois de dirigir uma mensagem de parabéns à Seleção Nacional de futsal, que se sagrou campeã do mundo."

Momento no Wolverhampton: "Todos somos jogadores de excelente qualidade. O mister tem um tarefa difícil. Escolhe sempre em função do melhor para a seleção. Não diria que é um momento de afirmação. Trabalho da mesma maneira para estar pronto para quando for chamado."

Jogar com sistema de 3 ou 5 defesas: "Jogamos a alto nível. Sabemos que temos de nos adaptar no clube e seleção. Nos clubes vai-se mudando a tática e estratégia. Aqui temos menos tempo de treino. Temos de estar focados o dobro porque temos menos tempo para trabalhar. Tática não é problema para nós."

A seleção portuguesa joga com o Qatar no sábado, em encontro particular, e três dias depois defronta o Luxemburgo, para o Grupo A de qualificação para o Mundial2022, sendo que ambas as partidas se realizam no Estádio Algarve.

Portugal lidera o Grupo A de qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano, com 13 pontos, mais dois do que a Sérvia (11), segunda colocada, e mais sete face ao Luxemburgo (seis), que é terceiro, à frente de República da Irlanda (dois) e Azerbaijão (um).

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.