O selecionador de futebol da Dinamarca, Kasper Hjulmand, anunciou hoje uma primeira lista de 21 jogadores para o Mundial do Qatar2022, entre os quais Christian Eriksen, deixando ainda em aberto cinco vagas para preencher, na próxima semana. Alexander Bah, lateral direito do Benfica, fica, para já, de fora.

Na lista agora divulgada, com apenas três jogadores que alinham na Liga dinamarquesa, estão o médio do Manchester United e o avançado Andreas Skov Olsen, uma das 'figuras' do Club Brugge, clube que será adversário do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de já ter defrontado o FC Porto na fase de grupos.

Ao entrar nas 'contas' do selecionador, Eriksen, de 30 anos, vai participar num Mundial pela terceira vez (2010 e 2018), cerca de ano e meio depois de ter sofrido uma paragem cardíaca durante um encontro do Euro2020, diante da Finlândia. O internacional dinamarquês ficou vários meses afastado dos relvados e viu ser-lhe implantado um desfibrilhador interno.

Na lista está também o capitão Simon Kjaer, do AC Milan, o jogador com mais presenças na seleção (121 internacionalizações).

"Há 10 ou 12 jogadores que 'concorrem' para os últimos lugares. Ainda se pode passar muita coisa, é incerto mas é a forma correta de o fazer, para muitos jogadores ainda há um ou dois jogos pela frente e as coisas podem mudar", explicou Hjulmand.

Ainda fora da seleção estão convocados habituais, como Jannik Vestergaard, do Leicester, ou Yussuf Poulsen, do Leipzig.

A lista final de 26 atletas será anunciada na próxima segunda-feira, véspera da viagem para Doha, em cerimónia pública marcada para Copenhaga.

A Dinamarca, atualmente em 10.º no 'ranking' da FIFA, integra o grupo D do Mundial2022, juntamente com França, campeã em título, Tunísia e Austrália, tendo estreia marcada na fase final para 22 de dezembro, frente aos tunisinos.

Lista provisória de 21 jogadores:

- Guarda-redes: Kasper Schmeichel (Nice, Fra) e Oliver Christensen (Hertha Berlim, Ale).

- Defesas: Daniel Wass (Brøndby), Rasmus Nissen Kristensen (Leeds, Ing), Jens Stryger Larsen (Trabzonspor, Tur), Joakim Maehle (Atalanta, Ita), Andreas Christensen (FC Barcelona, Esp), Simon Kjaer (AC Milan, Ita), Joachim Andersen (Crystal Palace, Ing) e Victor Nelsson (Galatasaray, Tur).

- Médios: Pierre-Emile Hojbjerg (Tottenham, Ing), Thomas Delaney (Sevilha, Esp), Christian Eriksen (Manchester United, Ing) e Mathias Jensen (Brentford, Ing).

- Avançados: Mikkel Damsgaard (Brentford, Ing), Andreas Skov Olsen (Club Brugge, Bel), Jesper Lindstrom (Eintracht Frankfurt, Ale), Martin Braithwaite (Silkeborg), Kasper Dolberg (Sevilha, Esp), Jonas Wind (Wolfsburgo, Ale) e Andreas Cornelius (Copenhaga).