Em entrevista à Lusa, Antero Henrique mostra optimismo para a nova época, dizendo mesmo que espera que "não haja um campeão", mas sim "um pentacampeão".

Sobre a equipa, o director-geral para o futebol reconhece que o "FC Porto transferiu três jogadores muito importantes - Lucho, Lisandro e Cissokho", mas diz que o plantel está preparado: "Apetrechamo-nos de forma a fazermos frente a todas as competições. Esta equipa vai ter protagonistas diferentes, mas vai ser igual ou melhor na competitividade, como é habitual entre nós. Agora termina o campeonato da ilusão e começa o campeonato real".

E como que a justificar a ambição da renovação do título, explica que o FC Porto é mais eficaz em competição: "Conseguirmos melhores desempenhos e resultados sob pressão do que em circunstâncias normais... Assusta-nos podermos não ter desafios e não termos quem nos crie ameaças ou com quem competir. Somos mais fortes quando é a doer e quando há muito em jogo".

Assumindo que o FC Porto entra na Liga com o objectivo de chegar ao fim em primeiro, Antero Henrique desvaloriza os investimentos dos adversários, designadamente o Benfica.

"O FC Porto gastou 20 milhões em compras e realizou 67,5 milhões em transferências. Não sou economista, mas parece-me óbvio que o FC Porto, tal como nos anos anteriores, foi o único clube que desinvestiu financeiramente. Para vencer não chega gastar milhões e o Benfica não sabe ganhar em democracia", para acrescentar: "Quem não é capaz de reconhecer quem é melhor - e não é melhor uma vez, por sorte, por conjuntura, é melhor quase sempre - é porque quer esconder os seus próprios problemas e defeitos. Da mesma forma que todos temos que aprender a ler porque não nascemos com essa competência (ignorância primária), nenhum clube tem que saber fazer o que nós fazemos. Grave é não querer ver nem aprender (ignorância secundária)".

E para contrapor aos investimentos do Benfica, Antero Henrique apresenta os conhecimentos de futebol de Pinto da Costa: "O FC Porto tem o maior especialista em futebol do Mundo, que é o senhor Pinto da Costa. O crescimento do FC Porto teve sempre uma base desportiva, não foi, não é, nem nunca será, uma empreitada, um investimento imobiliário. Desportivamente, Luís Filipe Vieira representa muito pouco, Pinto da Costa é o dirigente da história do futebol com mais títulos".

E nem as pálidas exibições do Sporting na pré-época fazem afastar os leões da luta pelo título: "Acho que se está a bipolarizar de mais este campeonato, parecem esquecer que a equipa que nos deu mais luta nos últimos anos foi o Sporting, uma equipa que manteve a sua estrutura dentro e fora do relvado".

Um ano depois do FC Porto ter estado em risco de ficar de fora das competições da UEFA devido ao Apito Dourado e poucos dias depois do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA ter encerrado o caso, Antero Henrique aponta baterias aos detractores do clube.

"Se o segredo do sucesso do FC Porto assentasse em fraudes, como tantos defendem há anos, nas últimas três épocas não teria sido possível manter os mesmos níveis de sucesso do passado recente. Percebemos que seja difícil aceitar que o FC Porto aprendeu a desenvolver jogadores e equipas de 'top' mundial. Os factos não deixam dúvidas. Até podem esquecer os títulos... Contem apenas os jogadores que as equipas mais poderosas do mundo quiseram levar. Duas vezes por ano, Paris e Milão são paragens obrigatórias para quem procura alta costura. O Estádio do Dragão, há muitos anos que é paragem obrigatória para quem quer ver as nossas criações...", para depois concluir.

"Quem não é capaz de nos vencer no campo tenta vencer-nos fora dele, mas faz triste figura, porque mais uma vez o FC Porto é competente e o nosso departamento jurídico, liderado pelo dr. Adelino Caldeira, dá respostas de excelência. Quiseram tirar-nos da Liga dos Campeões, mas até aí foram obrigados a vergar-se à nossa capacidade e acabaram condenados pelo TAS [Tribunal Arbitral do Desporto]. Não conseguiram colocar a sombra que pretendiam na nossa marca".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.