O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, fez questão de marcar presença na homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, que dá, a partir desta segunda-feira, o nome a um trecho da Segunda Circular.

O autarca destacou a importância de "uma das grandes figuras do século XX português", um ícone capaz de reunir consenso entre os portugueses. "Não posso deixar de salientar a rapidez invulgar com que foi possível cumprir todo o processo para que o nome de Eusébio passe hoje a constar da toponímia da cidade de Lisboa. Isto só foi possível por estarmos a falar de uma personalidade capaz de gerar tanto consenso entre a sociedade portuguesa", começou por dizer.

"Alguém me disse um dia que o difícil era ser Eusébio e manter a simplicidade que Eusébio sempre teve. Eu acrescentaria que o difícil é ser uma figura pública tão reconhecida nacional e internacionalmente como Eusébio foi e gerar a unanimidade que gerou. Esse é o testemunho da sua grandeza, que o afirmou como uma das grandes figuras do século XX português. O que estamos a fazer hoje trata-se de dar expressão ao sentimento do coração dos lisboetas e dos portugueses em geral e daquilo que todos continuam a sentir por Eusébio", referiu ainda António Costa.

Costa relembrou ainda o simbolismo do local escolhido para inaugurar a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, nas proximidades do Estádio da Luz. "É de grande simbolismo este local, pois está junto ao sítio onde tantas alegrias viveu e tantas alegrias proporcionou, quer com a camisola do seu clube de sempre, quer com a camisola das Quinas ao peito", salientou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.