A PSP deteve 57 cidadãos e registou 801 incidentes em jogos de futebol de competição profissional, realizados na última época desportiva, refere o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2014, hoje entregue no parlamento.

O documento, que cita dados do Ponto Nacional de Informações de Futebol da PSP, adianta que a maioria dos 801 incidentes estava relacionada com a posse e uso de artefactos pirotécnicos, desordem entre adeptos e vandalismo.

A PSP identificou ainda 460 cidadãos nas competições profissionais de futebol realizadas em Portugal na última época, designadamente primeira liga, taça da liga e competições da UEFA.

Segundo o RASI de 2014, foram realizados 49.165 policiamentos especiais no âmbito da segurança a eventos desportivos, praticados quer em recintos desportivos quer na via pública, sendo o futebol a modalidade que representou mais de 50 por do total do policiamento.

No total, estiveram envolvidos 178.379 elementos das forças de segurança no policiamento aos eventos desportivos.

No ano passado, realizaram-se 1.866 manifestações, tendo a PSP, GNR e Polícia Marítima envolvido 16.521 elementos policiais para garantir a “segurança dos intervenientes, regularização do trânsito, prevenção geral e manutenção da ordem pública”.

A maioria das manifestações realizaram-se na área da PSP, que policiou 1.289 protestos.

As manifestações diminuíram mais de um terço em 2014, face a 2013, ano que em se registaram 2.859.

A criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento, em 2014, segundo o RASI hoje entregue na Assembleia da República.

De acordo com o documento, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, no ano passado registaram-se 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.