José Barroso, antigo jogador do Sporting de Braga, considera que o Sporting foi claramente superior no jogo de ontem que culminou com a vitória leonina por 3-0, em encontro da 22.ª jornada da I Liga. Em entrevista ao SAPO Desporto, Barroso não considera que o clube de Alvalade se tenha apresentado com um esquema de cinco defesas.

"Na minha opinião o Sporting não apresentou cinco defesas. Penso que o Sporting jogou dentro do mesmo esquema que tem jogado, mas foi uma equipa muito mais pressionante, não deixando o Sporting de Braga jogar. Ao contrário, o Braga esteve muito passivo, não pressionava, não conseguia jogar. O Sporting acabou por pressionar muito e acabou por ganhar bem o jogo", afirmou José Barroso.

Na análise aos três confrontos entre Sporting de Braga e Sporting na corrente temporada, Barroso considera que o emblema da cidade dos Arcebispos foi superior em dois deles, salientando que o Sporting de Braga foi prejudicado no encontro da Taça da Liga - o Sporting apurou-se para a final, que acabaria por ganhar, depois de vencer nas grandes penalidades.

"No primeiro jogo o Sporting de Braga acabou por vencer bem por 1-0. No segundo jogo, para a Taça da Liga, penso que o Braga foi claramente superior, e acabou por ser prejudicado por um jogo muito mal anulado que lhes dava o acesso à final. Penso que nesse jogo o Sporting de Braga foi altamente prejudicado. No jogo de ontem o Sporting foi claramente superior, venceu bem e não há nada a dizer sobre isso", referiu.

Questionado sobre se esta derrota é um rude golpe nas aspirações dos bracarenses ao terceiro lugar, Barroso considera que este resultado menos positivo não pode desviar os guerreiros dos seus objetivos.

"O Sporting de Braga só tem de continuar o seu caminho. Não é por um resultado menos positivo que vai deixar de lutar pelos objetivos. O Braga ainda está claramente em vantagem perante o Sporting com quatro pontos. Sei que ainda falta muito campeonato ,mas o Braga está mais confortável nessa situação. Agora há que continuar a lutar e pensar já no jogo com o Belenenses que vai ser difícil e esquecer o jogo com o Sporting", atirou.

O Sporting de Braga tem feito 'vida negra' aos chamados 'três grandes' na 'Pedreira', mas não tem conseguido ganhar na casa de FC Porto, Benfica ou Sporting. José Barroso acredita que o apoio dos adeptos no Estádio Municipal de Braga é fundamental para esses resultados caseiros positivos.

"Jogando em casa têm o apoio do público. Se calhar em termos psicológicos está mais liberto. Mas penso que, por exemplo, no Estádio do Dragão, o Sporting de Braga fez uma excelente exibição com um resultado que foi injusto. Acabou por perder por 1-0 (golo de Soares aos 88 minutos), mas foi muito injusto. Penso que o Sporting de Braga podia ter ganho esse jogo. Agora, infelizmente, nestes jogos com o Benfica e o Sporting as coisas não correram bem", diz o antigo jogador, antes de acrescentar:

"O Sporting de Braga acaba por perder esses jogos (Benfica e Sporting) e acaba por os perder bem. Se calhar o clube tem de arranjar outra estratégia e outro sistema de jogo para poder tirar dividendos com resultados. Para além do Sporting de Braga não ganhar, penso que o empate muitas vezes poderia ser bom porque não deixava essas equipas distanciarem-se na classificação."

Sobre uma possível conquista do título de campeão nacional, José Barroso acredita que a pressão pode estar a atrapalhar esse tão ansiado troféu.

"Já o disse antes do jogo com o FC Porto, no estádio do Dragão, que o Sporting de Braga para lutar pelo título tinha que já conseguir ganhar às equipas teoricamente mais fracas, ou menos fortes, e tinha de ganhar ou pelo menos pontuar nos jogos com os três grandes para não deixar haver aquele fosso pontual. Mas o Braga, infelizmente, não tem conseguido isso. Falta dar esse passo. Vamos ver se com o tempo se consegue. Se calhar em termos psicológicos não tem conseguido isso, a pressão pode ser muita e às vezes pode atrapalhar um bocado", finaliza.