O Benfica manteve hoje os quatro pontos de vantagem na liderança da I Liga de futebol, com um triunfo por 2-0 em Paços de Ferreira, enquanto o FC Porto cumpriu a sua obrigação em Barcelos, na 19.ª jornada.

Na Mata Real, casa do último classificado do campeonato, o Benfica chegou à vitória com golos do argentino Ezequiel Garay, aos 54 minutos, e do sérvio Lazar Markovic, aos 68, mas voltou a não poder contar com Oscar Cardozo, novamente lesionado.

Além do paraguaio, é certo que na próxima jornada, na receção ao Vitória de Guimarães, os “encarnados” não vão poder contar com Maxi Pereira e Gaitan, que somaram o quinto amarelo, mas, em sentido contrário, deverá voltar Enzo Perez.

Este triunfo, o 14.º na prova e o sétimo fora, deixa a formação treinada por Jorge Jesus com quatro pontos de vantagem sobre o tricampeão em título FC Porto, que bateu o Gil Vicente, por 2-1, com um “bis” de Silvestre Varela.

Em Barcelos, o internacional português “faturou” aos 18 e 53 minutos, enquanto Hugo Vieira ainda deu alguma esperança aos gilistas, aos 55.

Numa ronda em que ficou tudo igual na frente, o Sporting segue, assim, na terceira posição, a cinco pontos do Benfica e a um do FC Porto, depois de no sábado ter batido o Olhanense, penúltimo colocado, por 1-0, no Estádio José Alvalade.

Na luta pelo apuramento para as competições europeias, o Nacional empatou a um golo em Arouca e pode ser ultrapassado no quarto lugar pelo Estoril-Praia, que recebe segunda-feira o Sporting de Braga, no encontro que encerra a jornada.

André Claro colocou a equipa da casa em vantagem, aos 12 minutos, mas o Nacional refez a igualdade ainda na primeira parte, aos 31, por Marçal, num resultado em que mesmo deixou o Arouca cinco pontos acima da zona de despromoção.

No Minho, o Vitória de Guimarães subiu provisoriamente ao sexto lugar e reforçou a sua candidatura à Europa, com um triunfo por 1-0 sobre o Rio Ave, com o uruguaio Barrientos a marcar o único tento da partida, logo aos nove minutos.

Depois de um início da época bastante irregular, o Marítimo continua a subir na classificação e alcançou a oitava posição, com uma vitória caseira sobre o Vitória de Setúbal, por 1-0, graças a um tento de Nuno Rocha, aos 69 minutos.