O Benfica mais fragilizado da época visita sábado o Desportivo de Chaves, procurando consolidar a liderança da I Liga, horas antes de o perseguidor FC Porto receber o lanterna-vermelha Santa Clara, em jogos da 28.ª jornada.

A equipa lisboeta perdeu na ronda anterior com o rival portuense, por 2-1, a primeira derrota sofrida em casa esta temporada, o que permitiu ao campeão nacional reduzir de 10 para sete pontos o atraso no segundo lugar, ainda assim, uma margem muito confortável para o Benfica.

O ciclo negativo acentuou-se na terça-feira, com a derrota por 2-0 frente aos italianos do Inter Milão, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, com a agravante de ter também acontecido no Estádio da Luz.

Os sinais de crise já se tinham evidenciado no triunfo tangencial (1-0) no recinto do Rio Ave, na 26.ª jornada, e surgem após um período de grande fulgor da equipa treinada pelo alemão Roger Schmidt e numa altura em que, dos habituais titulares, está apenas privada do defesa dinamarquês Alexander Bah, que se lesionou no ‘clássico’ com os ‘dragões’.

Mais do que nunca, o Benfica precisa de contar com a ‘veia’ goleadora do avançado Gonçalo Ramos e do médio João Mário, melhores marcadores da prova, com 17 golos, para se impor no reduto do 12.º classificado, que goleou por 5-0 na primeira volta, em Lisboa.

O FC Porto vai entrar em campo duas horas e meia mais tarde, com a obrigação de vencer o Santa Clara - independentemente do resultado do jogo em Chaves -, com o qual empatou 1-1 há cinco meses, mas que está agora mergulhado no último lugar e não ganha para o campeonato desde novembro de 2022.

A equipa treinada por Sérgio Conceição, que deverá continuar privada do defesa João Mário, devido a lesão, também terá de se preocupar com a proximidade do Sporting de Braga, terceiro colocado, a dois pontos de distância, na luta pelo último lugar de acesso direto à próxima edição da Liga dos Campeões.

Os minhotos estão numa posição semelhante, com um ‘olho’ no segundo posto dos portuenses e outro no Sporting, quarto posicionado, com menos cinco pontos, que ambiciona destronar a equipa bracarense do pódio da I Liga, que vale a entrada na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’ da época 2023/24.

Sporting de Braga e Sporting jogam casa no domingo, com os ‘arsenalistas’ e receberem o tranquilo Gil Vicente, 13.º classificado, e os ‘leões’, que na quinta-feira defrontam a Juventus, em Turim, na primeira mão dos ‘quartos’ da Liga Europa, a defrontar o Arouca, que ocupa um surpreendente quinto lugar.

Quem estará à espera de um deslize dos arouquenses é o Vitória de Guimarães, sexto colocado, com menos três pontos, que joga na sexta-feira no reduto do Famalicão (nono), no jogo de abertura da ronda, que encerra na segunda-feira, com o embate entre Vizela (sétimo) e Boavista (11.º).

A jornada reserva ainda um embate entre formações que procuram fugir à despromoção direta e separadas por apenas dois pontos, com o Marítimo, 16.º e antepenúltimo, a receber no sábado o Paços de Ferreira, 17.º.