As saídas dos treinadores Costinha e Abel Xavier do Paços de Ferreira e do Olhanense, respetivamente, elevam para três o total de "chicotadas psicológicas" na Liga portuguesa de futebol, sucedendo-se a José Mota, ex-técnico do Vitória de Setúbal.

Mota deixou o comando dos sadinos há três semanas, após a derrota por 4-0 com o Sporting na sétima jornada, que deixou o clube no 14.º lugar, com cinco pontos apenas. O seu sucessor foi José Couceiro, que se estreou esta semana com um empate na receção ao Belenenses e o clube do Sado a descer um lugar.

A saída de Costinha era a mais previsível, pela sequência de maus resultados dos pacenses, tanto na I Liga como na Liga Europa. No campeonato português, o clube está em último, a três pontos da linha da manutenção.

A gota de água foi a derrota em casa com o Vitória de Guimarães, por 3-1, com o técnico a colocar o lugar à disposição da direção e Carlos Barbosa a aceitar a saída do muito contestado "ministro".

Quem também saiu hoje foi Abel Xavier, não obstante os olhanenses terem ganho no sábado ao Arouca, por 1-0, o que permitiu a saída da zona de despromoção em que estavam para o 12.º lugar, com oito pontos, dois acima da "linha de água".

Apesar da vitória, a direção do presidente Isidoro Duarte já tinha chegado a consenso para a dispensa do antigo internacional luso, procurando agora um substituto.

Além destes três treinadores, também o Belenenses já mudou de técnico principal - mas por razões completamente diferentes, já que se prendiam com a saúde de Mitchel van der Gaag. O holandês orientou a equipa até à quinta jornada da Liga, um jogo contra o Marítimo, em que voltou a sentir problemas cardíacos.

A 26 de setembro foi anunciado que Mitchel se afastava do futebol, justamente por questões médicas, e desde então o primeiro responsável técnico dos "azuis" é Marco Paulo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.