O FC Porto mede forças esta noite com o Arouca, num dos seus jogos mais complicados até ao final da época. Os dragões, ainda na luta pelo título, terão pela frente o atual 5.º colocado, emblema que também tem ambições europeias.

A formação azul e branca quer vencer para repor a desvantagem para o Benfica em quatro pontos, e aumentar a distância para o SC Braga para cinco pontos, após a derrota dos minhotos diante dos encarnados no último sábado.

O FC Porto ainda sonha com a revalidação do título mas a tarefa está a ficar cada vez mais difícil. Os Dragões terão de vencer os quatro jogos que lhe restam e esperar que o Benfica perca pontos nos três encontros que tem pela frente: Portimonense e Sporting fora e Santa Clara em casa.

Os campeões nacionais chegam a este encontro da 31.ª ronda da I Liga no  2. posto com 73 pontos, menos sete que o Benfica (tem mais um jogo), depois de se apurarem para a final da Taça de Portugal, com a sofrida vitória por 3-2 diante do Famalicão em casa.

Sérgio Conceição poderá não ter a equipa na melhor forma física, já que precisou do prolongamento para eliminar o Famalicão, uma vez que estava a perder por 1-2 no tempo regulamentar, o mesmo resultado da 1.ª mão em Famalicão.

O técnico dos azuis e brancos já poderá contar com Marcano, central que foi expulso diante do Boavista, mas que cumpriu castigo na Taça. De fora, por lesão, estará João Mário, lesionado, e ainda Uribe, que terá de cumprir um jogo de castigo após completar uma série de cinco amarelos no dérbi da Invicta.

Face as exibições cinzentas de alguns jogadores na Taça, é provável que o técnico faça mudanças. Taremi deverá voltar a ser titular no ataque, Diogo Costa irá recuperar o seu lugar na baliza. Na lateral esquerda poderá estar Zaidu, no meio-campo Eustáquio é candidato a entrar no onze, tal como Evanilson, que deverá voltar a fazer dupla com o iraniano Taremi.

Armando Evangelista, treinador do Arouca, não terá os lesionados Oday Dabbagh, Vitinho e Weverson Costa. Tiago Esgaio é carta fora do baralho porque terá de cumprir castigo após ter visto o 5.º amarelo no último duelo na I Liga.

O central Galovic, que tem vindo a recuperar de um problema físico, deve estará apto, algo que não deverá acontecer com o outro central, o capitão João Basso, também lesionado.

Momento de forma: Dragão ganha mas não convence, Arouca em bom plano

O FC Porto apresenta-se em Arouca num bom momento a nível de resultados, embora deixe muito a desejar no que toca a exibições. A equipa azul e branca vai numa sequência de sete vitórias seguidas em todas as provas. Nos últimos dez jogos no campeonato, os campeões nacionais empataram um (Braga), perderam um (Gil Vicente) e venceram oito.

No entanto a formação de Sérgio Conceição irá apresentar-se cansado, após os 120 minutos que a equipa teve de fazer na última quinta-feira para eliminar o Famalicão da Taça de Portugal.

O Arouca vem de uma derrota diante do Rio Ave, que colocou um ponto final na série de oito jogos sem perder na I Liga. Mas em casa a formação arouquense, sensacional quinto colocado, não perde há três meses (derrota com o Benfica em 31 de janeiro, por 3-0) e está animado com a perspetiva de poder disputar a Liga Conferência Europa na próxima época.

Nas últimas dez partidas para o campeonato, o Arouca perdeu um, empatou três e ganhou sete.

Histórico: FC Porto venceu sempre em casa do Arouca

O Municipal de Arouca será palco do 13.º confronto entre arouquenses e dragões a nível oficial, num histórico dominado pelo FC Porto. Nos anteriores 12 jogos, os dragões venceram 11, o Arouca conta com um triunfo. O único jogo que o Arouca não perdeu diante do emblema da Invicta foi na época 2015/2016, em que venceu em pleno Dragão por 2-1.

A jogar em casa, o Arouca perdeu sempre para o FC Porto. Em cinco jogos caseiros, sofreu 17 golos e apenas marcou dois. Na época passada os dragões venceram por 2-0 para a I Liga, com golos de Vitinha e Mbemba.

O primeiro duelo entre estas duas formações apenas se deu na época 2013/14, com os dragões a vencerem por 4-1, com bis de Jackson Martinez e outro golo de Quintero. Pintassilgo marcou para os arouquenses.

Duas das cinco vitórias do FC Porto no terreno do Arouca foram com goleadas: uma de 4-0, na época 2016/17, e outra de 5-0, em 2014/15.

O que dizem os treinadores

Armando Evangelista, treinador do Arouca: "Vamos tentar ser competitivos e, dentro das possibilidades que temos, acreditamos que podemos vencer. O foco estará na nossa forma jogar e na concentração que este tipo de jogos exige, com atenção redobrada perante um adversário que nos vai colocar muitos problemas."

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Vejo um Arouca consistente como equipa, já não perdia há muito tempo, perdeu o último jogo, mas é uma equipa que no processo defensivo organiza-se de uma forma interessante, dificulta a tarefa do adversário, trabalha com uma coesão muito interessante e tem sempre na sua dinâmica em posse um futebol positivo, com jogadores que sabem o que fazem."

O Arouca-FC Porto, da 31.ª ronda da I Liga, arranca às 21h15 e poderá ser acompanhado, como sempre,  AO MINUTO no SAPO Desporto.

O encontro será dirigido pelo árbitro  João Pinheiro. Os árbitros auxiliares serão Luciano Maia e Luís Costa e o quarto árbitro nomeado foi David Silva. O VAR estará a cargo de Gustavo Correia e o AVAR será Tiago Costa.